As obras de reabilitação e duplicação do IP3 só deverão estar prontas em 2025, isto “se tudo correr bem”, admitiu o ministro das Infra-estruturas. Pedro Nuno Santos avançou com a nova data no Parlamento, durante a discussão na especialidade do Orçamento de Estado, no dia 9 de Maio. “Gostaríamos que o IP3 terminasse em 2024, mas dificilmente isso vai acontecer. A obra deve terminar em 2025, se tudo correr bem”, disse.
O governante explicou ainda que o troço Santa Comba Dão -Viseu tem o projecto de execução já concluído e que a empreitada deve ser lançada “no segundo semestre deste ano”. Pedro Nuno Santos sublinhou que só um troço, entre Lagoa Azul e Penacova, já se encontra requalificado e não foi duplicado. “Foi a forma que encontrámos para conseguirmos desbloquear e podermos fazer o investimento no IP3”, afirmou.
O ministro acrescentou também que a duplicação deste troço “implicaria a construção de várias pontes e mais do que duplicaria o investimento total”, daí só se avançar com a duplicação das ligações entre Penacova e Souselas e de Lagoa Azul a Viseu. Defendeu ainda que as obras de requalificação do IP3, sem portagens, são uma vitória para as populações.
“Tivemos a reivindicação de que podia ser uma auto-estrada, mas vamos ter o IP3 duplicado com uma grande vitória e uma grande vantagem para as populações, que é sem portagens. Podemos querer uma auto-estrada, mas depois esquecemos que ela tem de ser paga, e a verdade é que vamos fazer a duplicação do IP3 sem custos para os utilizadores, o que é uma vitória muito importante para as populações desta região”, frisou.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
