A cidade da Guarda vai acolher, no dia 9 de Abril, a conferência “Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico”, um evento que pretende reforçar a importância da ligação ferroviária entre Aveiro, Guarda e Salamanca. A iniciativa, que decorrerá na Câmara Municipal da Guarda, contará com a presença de autarcas de Portugal e Espanha, representantes de entidades públicas, agentes económicos e do coordenador europeu do Corredor Atlântico.
Os responsáveis políticos e económicos dos dois países defendem que o fortalecimento da ligação ferroviária entre Aveiro, Viseu, Guarda e Salamanca é essencial para garantir um transporte mais rápido e seguro de pessoas e mercadorias. A aposta na modernização desta infraestrutura é vista como determinante para melhorar a mobilidade, potenciar o desenvolvimento económico e integrar estes territórios na rede ferroviária ibérica.
No final da conferência, que decorrerá na Sala António de Almeida Santos, será apresentada e assinada uma Declaração Regional Conjunta, subscrita pelos autarcas presentes, representando cerca de 70 municípios portugueses e espanhóis.
A sessão de abertura, agendada para as 14h00, ficará a cargo do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa. Seguir-se-ão intervenções de representantes das autarquias de Almeida, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Viseu, bem como das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.
Durante a tarde, a importância estratégica do Corredor Atlântico e a ligação dos portos portugueses – incluindo o Porto Seco da Guarda – com Espanha e o restante espaço europeu será debatida por João Neves, da Associação dos Portos de Portugal, Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, e Alberto Milotti, presidente da Europlatforms. Posteriormente, representantes do sector empresarial abordarão o impacto económico desta infraestrutura, com intervenções de José Manuel da Silva Couto, presidente do Conselho Empresarial do Centro, Luís Miguel Ribeiro, da Associação Empresarial de Portugal, D. Benjamín Crespo, presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Salamanca, e Armindo Monteiro, da Confederação Empresarial de Portugal.
Um dos momentos mais relevantes da conferência terá lugar às 17h00, com a leitura e assinatura da Declaração Regional Conjunta pelos autarcas presentes. O encerramento da conferência ficará a cargo do coordenador europeu do Corredor Atlântico, Carlo Secchi, e de José Luis Sans Merino, Conselheiro de Mobilidade e Transformação Digital da Junta de Castela e Leão.
O evento destaca a necessidade de uma maior cooperação entre municípios e regiões para harmonizar o desenvolvimento dos territórios e fortalecer a competitividade das cidades. O Corredor Atlântico, no contexto ibérico, assume um papel essencial na melhoria da conectividade e no crescimento económico das regiões, promovendo a eficiência e a interoperabilidade das infraestruturas de transporte.
A modernização desta ligação ferroviária representa uma oportunidade para tornar o transporte de mercadorias e passageiros mais eficiente, reduzir custos para as empresas, estimular a criação de áreas logísticas e fomentar o investimento e o crescimento económico da costa atlântica e do interior da Península Ibérica. O reforço da ligação Aveiro-Guarda-Salamanca é encarado como um passo estratégico para fortalecer a integração destas regiões na rede ferroviária europeia.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc