Incidente ocorreu no domingo, 3 de Agosto, na povoação do Alvendre, durante celebrações religiosas. Suspeito, de 44 anos, actuou sob efeito de álcool e medicação.
A Polícia Judiciária deteve ontem um homem de 44 anos, suspeito da autoria de um crime de incêndio, explosões e outras condutas perigosas. Os factos ocorreram no domingo anterior, dia 3 de Agosto, na povoação do Alvendre, concelho da Guarda, durante as festividades em honra da Nossa Senhora do Rosário e do Mártir São Sebastião.
Segundo informação divulgada pela Polícia Judiciária, o incêndio teve origem num palco de espectáculos montado num semi-reboque, no qual decorria a actuação de um grupo musical acompanhado por bailarinas. O palco encontrava-se totalmente operacional quando o suspeito, sob o efeito de álcool e medicação, terá adoptado um comportamento inapropriado em relação a uma das bailarinas, situação que motivou o seu afastamento do recinto por parte da organização da festa.
Insatisfeito com a situação, e “movido por sentimentos fúteis”, conforme refere a PJ, o homem terá regressado ao local e colocado fogo a espumas de protecção e embalamento de instrumentos e aparelhagens musicais guardados na estrutura inferior do palco.
As chamas provocaram danos materiais já estimados em mais de 200 mil euros. Três espectadores foram assistidos nas urgências do Hospital da Guarda por intoxicação provocada pela inalação de fumos. O próprio suspeito sofreu queimaduras nos braços e na face, tendo recebido alta hospitalar na tarde de terça-feira, no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.
A rápida intervenção de técnicos de som e de populares, que recorreram a extintores para conter o fogo, evitou a propagação do incêndio e a ocorrência de danos ainda mais graves, nomeadamente entre o público presente.
O detido será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção. O inquérito é dirigido pelo Ministério Público da comarca da Guarda.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
