Home - Últimas - Hospital de Viseu sem urgência externa de Ortopedia durante a noite

Hospital de Viseu sem urgência externa de Ortopedia durante a noite

O serviço externo de urgências na área de Ortopedia no Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) estará encerrado no período nocturno durante o mês de Dezembro, informou hoje a administração daquela unidade de saúde. Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, o conselho de administração do CHTV, presidido por Nuno Duarte, refere que o Plano de Contingência activado em 01 de Novembro será reformulado para o mês de Dezembro. “A urgência externa da especialidade de Ortopedia fica encerrada no período nocturno, das 19h00 às 08h30, durante todo o mês de Dezembro”, refere o CHTV.

Assim, “a equipa médica de Ortopedia está completa no período diurno, contando com os elementos regulamentarmente estabelecidos para poderem fazer atendimento no Serviço de Urgência e actividade cirúrgica no Bloco Operatório”.  “No período nocturno, está de prevenção um ortopedista para urgência interna, garantindo a resposta a qualquer complicação com os doentes internados”, realça a administração hospitalar.

No período nocturno, esclarece o documento, “apenas as situações com necessidade muito urgente de intervenção cirúrgica por Ortopedia serão transferidas para o Serviço de Urgência do CHUC, o que corresponderá a um número muito marginal de casos”. “Embora haja dificuldades na elaboração das escalas, com necessidade de limitar outras actividades para rentabilizar recursos, só não foi possível completar a escala de Ortopedia”, destaca o CHTV.

Em Novembro, além da Ortopedia, também a cirurgia encerrou no período nocturno e a Via Verde Coronária, que inicialmente, estaria inactiva durante 12 dias, a partir do dia 04 do mês, regressou à normalidade no dia 09, segundo informou o CHTV.

Em Dezembro, “as urgências de Medicina Interna, Via Verde de AVC, Via Verde Coronária, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e restantes especialidades disponíveis na carteira de serviços do Serviço de Urgência Polivalente do CHTV vão encontrar-se a funcionar sem qualquer falha”.

Neste sentido, o CHTV escreve que o serviço de urgência “responde no eixo de referenciação à ULSG [Unidade Local de Saúde da Guarda] e alivia a sobrecarga sobre o CHUC” (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).

“A colaboração de todos é essencial para minimizar o impacto sobre o funcionamento do Serviço de Urgência Polivalente do CHTV durante o mês de Dezembro, uma vez que as transferências provenientes da ULSG já acarretam uma grande sobrecarga”, admite.

A administração recorda que a activação do plano de contingência decorreu da reivindicação dos médicos pela valorização das carreiras e esclarece que “é uma decisão individual a indisponibilidade para a prestação de horas suplementares para além do limite legalmente instituído”.

“A actual situação política e o acordo parcial assinado entre o Ministério da Saúde e um dos Sindicatos levou à reformulação dessas manifestações de indisponibilidade por parte de alguns médicos que consideram ser um bem maior para a sociedade fazer retornar à normalidade ao atendimento no Serviço de Urgência Polivalente do CHTV”, refere.

No documento, a administração apela ainda à “população para que evite o recurso indevido ao Serviço de Urgência, e que recorra sempre ao número 112 para situações urgentes e ao número SNS 24 (808242424) para situações não urgentes.

LEIA TAMBÉM

Município de Tondela volta a comparticipar esterilização de animais de companhia

O município de Tondela vai promover, entre 15 de Abril e 31 de Agosto, mais …

GNR e PSP reforçam operações de segurança rodoviária e prevenção criminal na Páscoa 2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar, entre hoje e segunda‑feira, a operação “Páscoa …