A Infra-estruturas de Portugal (IP) informou que a partir de segunda feira irá iniciar-se o processo de colocação em tensão eléctrica a 25 mil V e corrente alternada de 50 Hz da catenária do troço entre o PK 129+790 – Mangualde e o PK 163+400 – Celorico da Beira.
A empresa alerta para os perigos decorrentes dos fenómenos eléctricos associados e que resultam da: tensão eléctrica utilizada (25.000 Volt); existência de corrente eléctrica nos carris; indução electromagnética e influência eléctrica. “Qualquer contacto acidental, ou aproximação do equipamento aéreo, mesmo por intermédio de jacto de água, apresenta riscos de electrocussão”, avisa a Infra-estruturas de Portugal.
“Qualquer cabo caído no solo deve ser sempre considerado em tensão”, sublinha. “Em caso de acidente, ou para a prestação de informações, contactar o CCO – Centro de Comando Operacional de Lisboa, através do telefone 800 122 220 (PGI)”, conclui.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
