O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que o frio sentido um pouco por todo o país, com maior incidência a Norte e no Centro, se mantenha e até se intensifique nos próximos dias, com a Consoada marcada por temperaturas baixas e o Dia de Natal ainda mais rigoroso. Na passagem de ano, o climatologista Mário Marques afirmou, hoje, na SIC Notícias, que se espera céu limpo, mas frio intenso, possivelmente ainda mais rigoroso do que no Natal.
Segundo as previsões do IPMA, para 24 de Dezembro é esperada uma pequena descida da temperatura, com formação de gelo ou geada em alguns locais, bem como períodos de céu muito nublado. Há possibilidade de aguaceiros fracos na região Sul e o vento deverá soprar fraco a moderado, até 25 quilómetros por hora, predominando do quadrante norte, podendo tornar-se por vezes forte, até 40 quilómetros por hora, nas terras altas.
O IPMA refere ainda a formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior, a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena descida das temperaturas mínima e máxima, sobretudo na região Sul.
A Guarda deverá ser o distrito mais frio de Portugal Continental na noite da Consoada, com uma máxima de 7 graus e uma mínima de 1 grau. Faro deverá figurar entre os mais quentes, tal como o Porto, podendo atingir 15 graus de máxima e 5 graus de mínima.
O Dia de Natal e o dia seguinte deverão ser ainda mais frios. De acordo com o IPMA, são esperadas temperaturas negativas em, pelo menos, três distritos, Guarda e Viseu com menos 1 grau e Bragança com menos 3 graus. Em Vila Real e Braga, as mínimas deverão atingir os 0 graus. Para 26 de Dezembro, o IPMA prevê nova descida da temperatura.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc