A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta quarta-feira aponta para vento do quadrante norte, descida de temperatura e formação de geada no interior, cenário que antecede um período de arrefecimento mais intenso ao longo dos próximos dias.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera indica que o dia será marcado por vento do quadrante norte, por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e uma descida de temperatura que, segundo o organismo, será mais significativa na máxima. No interior do país, poderá ocorrer formação de geada durante a madrugada.
O IPMA assinala ainda que o arrefecimento se tornará mais expressivo no final do dia, momento em que se prevê “acentuado arrefecimento noturno”.
Na área da Grande Lisboa, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir do final da tarde. As temperaturas deverão atingir 16ºC de máxima e 9ºC de mínima.
Para o Grande Porto, antevê-se um cenário semelhante, com 16ºC de máxima. A temperatura mínima desce até aos 6ºC.
Os distritos mais frios serão Guarda e Bragança. A Guarda deverá registar 9ºC de máxima e 2ºC de mínima. Bragança terá 11ºC de máxima e 0ºC de mínima, a mais baixa do território continental.
No sul do país, Faro será o distrito mais quente, com 20ºC de máxima e 10ºC de mínima.
Quanto à agitação marítima, na costa ocidental são esperadas ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros, aumentando gradualmente para 1,5 a 2 metros ao longo do dia.
O IPMA prevê que o frio se mantenha pelo menos até sábado, dia que deverá ser o mais frio da semana, com mínimas entre -3ºC em Bragança e 7ºC em Faro. A chuva deverá regressar no início da próxima semana.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
