O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) continua a acusar o Governo de ter falhado, , com a conivência das autarquias, no apoio às vítimas da catástrofe de 2017, permitindo que muitas vítimas “morressem à espera de ver a sua habitação reconstruída, o que nunca aconteceu”. A MAAVIM acusa ainda a entidades oficiais de ainda não terem publicado uma listagem final dos apoios. Sobre o que foi ou não feito e o custo das empreitadas. “Querem esconder as obras de milhares de euros, que não o valem…?”, questiona o porta-voz daquele movimento.
“Basta ir ao site da CCDR-C e já é difícil encontrar os relatórios que terminaram em 2021, sem terem acabado o trabalho que aprovaram, porque muitos ficaram pelo caminho, com chumbos efectuados pela CCDR-C e por alguns autarcas (Reerguer dos Incêndios (ccdrc.pt)). A listagem dos apoios finais nunca foi actualizada. Porque será?”, questiona Nuno Tavares Pereira.
“Qual é o medo de se saber o que custou cada empreitada? Querem esconder as obras de milhares de euros, que não o valem, e as que foram pagas no papel, mas que no terreno nunca avançaram? Mais de um milhão de euros de fiscalizações e não existe um relatório final divulgado à Assembleia da República…”, insiste, lembrando que agora temos “em vigor uma Carta de Perigosidade de Incêndios (que ainda está em vigor, pois nenhuma portaria a anulou, nem o novo orçamento de estado entrou em vigor), que não permite fazer quase nada nestes mesmos territórios”.
Nuno Tavares Pereira insiste que os programas de apoio do FAM, do PAHRP, do Feder, do Repor, do MA, etc, “não resolveram o problema dos avultados prejuízos das famílias, das empresas e sobretudo de uma região”. “Continuamos com um território devastado e abandonado”, remata, lembrando as promessas da altura que incluíam apoio para as casas, agricultura, indústria e até “Cabras Sapadoras”. “Continuamos com um território devastado e abandonado. Já passou tempo demais para não se apresentarem contas”, conclui.
Lista dos apoios pagos em 31 Dezembro de 2021.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
