A CM de Oliveira do Hospital inaugurou hoje a renovada Casa da Cultura César de Oliveira e o requalificado Colégio Brás Garcia de Mascarenhas, numa cerimónia que contou com a presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno. O novo espaço conta agora com um auditório que passa a ter o nome actual presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino. O antigo líder da autarquia, que lançou a obra em 2016, assegurando, na altura, que a empreitada de 1,5 milhões de euros, estaria concluída a 7 de Outubro de 2017 (teve sete anos de atraso), mostrou-se honrado por aquele gesto…
“Mas devemos sempre recordar o homem que realizou esta obra, César de Oliveira”, sublinhou, referindo mais tarde no seu discurso oficial que o auditório da antiga Casa da Cultura “já não respondia às necessidades de Oliveira do Hospital”. “E o sonho Comanda a vida”… frisou José Carlos Alexandrino.
O presidente da autarquia, José Francisco Rolo, por seu lado, lembrou que, de facto, aquela empreitada fez correr muita tinta, mas agora está concluída. “Estamos nova Casa da Cultura. Usem-na e desfrutem-na com paixão”, disse José Francisco Rolo, acrescentando que a cultura ocupa um lugar central no programa do seu executivo para o concelho. “Este novo e moderno centro cultural, que compreendeu a remodelação da antiga Casa da Cultura, mas também do emblemático Colégio Brás Garcia de Mascarenhas, que estava praticamente abandonado, vem dar uma nova dinâmica e centralidade a Oliveira do Hospital e à própria região”, sublinhou o autarca que finalmente conseguiu trocar o salão nobre dos Bombeiros Voluntários da cidade por aquele espaço para receber as cerimónias oficiais do feriado municipal.
A cerimónia começou por homenagear os melhores alunos do ano lectivo 2023/ 2024: (10º ano) Ana Beatriz Ribeiro Fonseca, (11 º ano) Rodrigo Miguel Fernandes Neves, (12º ano) Mafalda dos Santos Correia, já João Miguel Peres Afonso, aluno da EPTOLIVA foi distinguido como o melhor aluno do ensino profissional, enquanto Karine Aparecida Braga Florêncio, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, recebeu a distinção para o melhor aluno do ensino superior.
O empresário Artur dos Santos Correia, fundador da Socorreias, não escondeu a sua satisfação por receber a Medalha de Mérito do Município de Oliveira do Hospital. “É bonito quando somos reconhecidos pelas entidades da nossa terra. Estou muito grato pelo prémio que me foi atribuído. Não vou dizer que não o merecia. Merecia. Mas tenho de referir que também tive a felicidade de contar com bons colaboradores”, salientou. Seguiu-se um dos nomes mais polémicos desta lista de individualidades José Carlos Nunes Mendes, o elemento que em 2009 entrou em cisão com o PSD de Mário Alves, concorreu como independente, acabando ambos por perderem para a lista do PS liderada José Carlos Alexandrino. “Quero transmitir o mais sincero agradecimento por esta distinção. Ela só é possível porque tive pessoas que me ajudaram nos projectos em que me envolvi”, notou. José Ricardo Nunes Coelho, Luciano Lourenço e Lucinda Maria Cardoso de Brito também foram homenageados individualmente, enquanto Otávio Abrantes Maceirinha e Joaquim Mendes, por seu lado, receberam a homenagem em nome dos mestres alfaiates. Foi também distinguido o Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro. Fernando Durães e Manuel de Melo Cruz receberam a medalha de Valor e dedicação profissional.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc















