Home - Últimas - Jovem realizadora de Arganil vence Festival Ibérico de Cinema com curta sobre a vida numa aldeia

Jovem realizadora de Arganil vence Festival Ibérico de Cinema com curta sobre a vida numa aldeia

Joana Alves conquistou o Prémio Onofre de Melhor Curta-Metragem com “Porta-te bem”, rodado na freguesia de Arganil. Município destaca “orgulho” pelo reconhecimento internacional.

A jovem realizadora Joana Alves, natural de Arganil, foi distinguida com o Prémio Onofre de Melhor Curta-Metragem na 31.ª edição do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, em Espanha. O filme “Porta-te bem”, gravado na aldeia do Rochel, na freguesia de Arganil, foi também premiado com o galardão de Melhor Música Original, da autoria de Miguel Vilhena.

Para o presidente da câmara municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, trata-se de “um motivo de grande orgulho para Arganil, que celebra a sua identidade cultural com este reconhecimento além-fronteiras”. A curta-metragem, que acompanha a história de Filomena, uma mulher que vive sozinha numa aldeia do interior e descobre que tem pouco tempo de vida, reflecte, segundo o autarca, a sensibilidade adquirida “pela vivência da realizadora numa realidade rural como a de Arganil”.

Joana Alves fez o percurso académico até ao ensino secundário em Arganil, licenciou-se em Cinema pela Universidade da Beira Interior e concluiu uma pós-graduação em Realização. Realizou ainda um estágio em Londres. A sua obra tem sido marcada por uma abordagem intimista e social, com forte inspiração nas vivências do mundo rural.

Em 2016, foi nomeada para os Prémios da Academia Portuguesa de Cinema, na categoria de Estudante, com o filme Perfect Crime. Desde 2017, colabora como assistente de realização na produtora beActive, tendo participado em projectos como o longa-metragem Gabriel (nomeado para os Prémios Sophia 2019) e a série A Família Ventura (nomeada para os Prémios Sophia 2018).

Com mais de 1.200 candidaturas, o Festival Ibérico de Cinema seleccionou 21 curtas-metragens para competição, entre as quais cinco produções portuguesas. A vitória de “Porta-te bem” garante agora ao filme a candidatura directa aos Prémios Goya e Feroz, além de um prémio monetário de 3.000 euros.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …