“From Devil”s Breath” (“Da respiração do diabo”) é o nome do documentário que Leonardo DiCaprio produziu sobre os incêndios de Pedrógão Grande de 2017. A curta, que faz parte da série “The Tipping Point”, aborda as alterações climáticas focando-se na tragédia que aconteceu há quatro anos e será exibida em duas sessões na 26ª cimeira do clima das Nações Unidas (COP26), que está a decorrer em Glasgow, na Escócia. O filme tem fortes possibilidades de ser nomeado para a 94ª edição dos Óscares, na categoria de Melhor Documentário.
“O documentário centra-se na improvável narrativa na primeira pessoa de duas histórias que colidem; a extraordinária comunidade de sobreviventes dos incêndios fatais de 2017 em Portugal, a lutar para garantir que o que viveram nunca mais pode acontecer; e uma descoberta científica revolucionária que pode ajudar a proteger-nos a todos da emergência climática”, escreveu o jornalista da revista “Time”.
O actor e produtor Leonardo DiCaprio recordou que o nosso planeta está a enfrentar “uma crise climática inegável”. “Esta história importante é emocionante, poderosa e oportuna, e tenho orgulho de fazer parte dela. O nosso planeta está a enfrentar uma crise climática inegável e a minha esperança é que este filme possa desencadear conversas, inspirar-nos a agir e ajudar a unirmo-nos para recriar o nosso futuro.” “, continuou.
Vencedor de um Óscar pelo documentário “The White Helmets” (2016), Orlando von Einsiedel foi o realizador de “From Devil”s Breath” e admitiu que, “enquanto pai” este “foi um filme profundamente emocional”, referindo-se aos relatos que ouviu sobre os incêndios florestais, no quais morreram mais de 60 pessoas. A maioria das mortes ocorreu na estrada nacional 236-1, que liga Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos.
Ao contar a história dos incêndios de Junho de 2017, o realizador testemunhou como a “emergência climática está a destruir inúmeras vidas”, um projecto que lhe “deixou uma marca visceral” e que o forçou a pensar “sobre o mundo que estamos a construir”. Foi um filme extremamente inspirador de se fazer”, disse à Time. “Ver a resiliência de pessoas como Nadia Piazza e Vítor Neves a reconstruir as suas vidas depois de uma tragédia inimaginável, e ler sobre o potencial do movimento de regeneração enquanto elemento-chave da solução para os desafios da crise climática, encheu-me de optimismo”, afirmou ainda Orlando von Einsiedel.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
