A modernização da Linha da Beira Alta foi concluída, segundo o o Ministro das Infra-estruturas e Habitação, dentro do prazo previsto: até ao final do primeiro trimestre de 2025. Para assinalar o momento, Miguel Pinto Luz, que tinha prometido realizar uma viagem ao longo de todo o percurso da via, limitou-se a fazer ontem uma viagem técnica a bordo da automotora “Allan Vip”, percorrendo apenas o troço entre as estações ferroviárias de Mortágua e Pampilhosa.
A visita foi acompanhada pelos membros do Conselho de Administração Executivo da Infra-estruturas de Portugal (IP) e permitiu observar os principais pontos de intervenção da obra, com especial destaque para a Concordância da Mealhada, a nova ligação ferroviária directa entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta.
No próximo domingo, 6 de Abril, inicia-se a exploração comercial no troço entre Mangualde e Celorico da Beira, possibilitando a retoma do transporte de passageiros entre Mangualde e Vilar Formoso. O restante percurso está a aguardar as devidas certificações.
O projecto de modernização da Linha da Beira Alta representa um investimento estratégico na promoção do transporte ferroviário, garantindo, segundo a IP, uma infra-estrutura mais moderna, fiável, segura e ambientalmente sustentável.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc