Home - Últimas - Louça Preta de Molelos representada em exposição no Parlamento Europeu

Louça Preta de Molelos representada em exposição no Parlamento Europeu

Após passagem pela Expo Osaka, o barro negro de Tondela integra mostra “Portugal Cerâmico” em Bruxelas. Peça é da autoria da oleira Fernanda Marques.

A Louça Preta de Molelos, produzida no concelho de Tondela, está em destaque no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na exposição “Portugal Cerâmico”, que decorre entre os dias 3 e 6 de Junho. Trata-se da segunda presença internacional este ano da olaria negra de Molelos, depois da participação na Expo Osaka, no Japão, no âmbito da estratégia municipal de promoção dos produtos endógenos.

A representação de Tondela nesta mostra europeia faz-se através de uma peça da oleira Fernanda Marques, natural da freguesia de Molelos, que integra o conjunto de 23 criações expostas oriundas de localidades com tradição oleira em Portugal. A peça seleccionada é um cantil, símbolo do saber fazer ancestral da olaria local, que conjuga técnicas tradicionais com criatividade e inovação contemporânea.

A iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), entidade responsável pela escolha das peças expostas, em resultado de um convite endereçado pelo eurodeputado Hélder Sousa Silva, antigo presidente da câmara de Mafra e um dos fundadores da associação, juntamente com o município de Tondela.

Na cerimónia oficial de inauguração da mostra esteve presente o vice-presidente da câmara municipal de Tondela e vereador com o pelouro da Cultura, João Carlos Figueiredo, que realçou, na ocasião, a importância da comunidade oleira de Molelos. “É a maior do país no que toca à olaria negra e demonstra uma vitalidade notável. O trabalho e a dedicação desta comunidade merecem a maior estima e o reconhecimento de todos os tondelenses”, afirmou o autarca, perante o embaixador de Portugal na Bélgica, Jorge Cabral, também presente na sessão.

A exposição “Portugal Cerâmico” tem como objectivo valorizar um sector que emprega actualmente cerca de 20 mil pessoas em Portugal e que coloca o país como o segundo maior produtor mundial de louça utilitária e decorativa, apenas atrás da China.

A AptCVC agrega actualmente 31 municípios de Portugal continental e dos Açores, promovendo a cerâmica como expressão identitária e motor de desenvolvimento económico e cultural nos territórios que representa.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …