A população de risco do concelho de Mangualde vai receber gratuitamente as vacinas para a a gripe nas próprias aldeias, sem necessidade de se deslocar ao centro de saúde, em altura de pandemia. “As várias entidades locais, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Serviços de Saúde uniram-se para tornar esta ação possível, este trabalho em rede é fundamental para ajudarmos quem realmente mais precisa”, explica o presidente da Câmara Elísio Oliveira.
A iniciativa “Vacina + Perto. Gripe + Longe” é promovida pelo Centro de Saúde do concelho, pelas unidades de saúde familiar de Mangualde e Terras de Azurara e pela Unidade de Cuidados na Comunidade, com o apoio da Câmara Municipal e das juntas de freguesia. O início está agendado para 19 de Outubro, no território da União das Freguesias de Moimenta de Maceira Dão e Lobelho do Mato, entre as 9h30 e as 13h00, no Centro Social de Moimenta de Maceira Dão.
O presidente da Câmara, Elísio Oliveira, refere que o objetivo da campanha passa por “levar a vacinação da gripe mais perto da população considerada de risco, evitando grandes deslocações e promovendo a vacinação como prevenção”. Segundo a Câmara de Mangualde, a campanha irá percorrer todas as freguesias do concelho, destinando-se a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, incluindo doentes crónicos. Os utentes deverão fazer-se acompanhar do cartão de cidadão e/ou cartão de utente, os utentes de risco deverão ainda apresentar uma declaração médica.
Durante a vacinação, todos deverão usar máscara e manter o distanciamento social, face às medidas de segurança impostas por causa da pandemia da Covid-19.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
