O encerramento da EN 338, há cerca de cinco meses, que liga Manteigas a Piornos, na Serra da Estrela, está a deixar a população e os comerciantes daquela vila desesperados. O acesso de Manteigas ao maciço central da Serra da Estrela está fechado devido ao perigo de queda de pedras para a via e não há ainda previsão de reabertura, segundo uma reportagem da SIC que aponta para uma diminuição em cerca de 60 por cento dos visitantes àquela vila. Em 2009 a vila de Manteigas viveu uma situação idêntica.
O problema, actualmente, deve-se, em grande parte, aos incêndios de Agosto que deixaram os solos expostos à erosão originada pela chuva, provocando o aumento das derrocadas de pedras. Este facto obrigou à interdição da circulação logo na estrada que faz a travessia do vale glaciar do Zêzere, um dos principais fica também cortado o principal acesso de Manteigas ao maciço central.
“Estamos nisto há meses e não se vê aqui ninguém a trabalhar. Há alternativa, mas são mais 100 quilómetros, o que não é um desvio, é uma viagem”, disse à SIC Bruno Tacanho, da Astro Estrela, uma empresa promotora de eventos na Serra da Estrela, com sede em Manteigas. “Nós esta semana temos o restaurante fechado porque fica-nos mais caro ter o restaurante aberto com os trabalhadores do que fechado”, contou, por seu lado, o proprietário de um restaurante.
A autarquia partilha da mesma preocupação dos moradores e operadores turísticos e pede soluções à Infra-estruturas de Portugal. “Uma das soluções é subir a encosta e calçar ou recolher todas as pedras que estão suspensas. É um trabalho que, lamento informar, não se consegue fazer nem em um mês, nem dois, nem em um ano”, afirma o Presidente da Câmara de Manteigas. “A Infra-estruturas de Portugal sabe que a outra solução é colocar redes de contenção, mas nada ainda está feito porque a IP diz que precisa de um estudo que indique onde é necessária a rede. Ora, pela nossa experiência é em todo o troço. E não podemos continuar à espera mais tempo que se conclua o estudo”, concluiu Flávio Massano à SIC, enquanto um popular classifica o encerramento daquela via como um garrote que está a asfixiar Manteigas.
Um projecto de 2009…
Em 2009, na altura, Estradas de Portugal (EP) anunciaram que iam colocar uma rede metálica ao longo do troço da EN338, entre Manteigas e os Piornos, para evitar as derrocadas de pedras e terra, dado que a tinha-se agravado devido à erosão provocada pelo grande incêndio que devastou o vale do Zêzere em 2005.
Segundo Rosa Saraiva, directora, na altura, das estradas da Guarda, as redes metálicas com estabilização dos terrenos serão instaladas três metros acima da estrada. A empreitada está orçada em 2,2 milhões de euros, os trabalhos devem “começar ainda este ano”, disse a responsável, adiantando que o projecto de drenagem, correcções do traçado e alargamento da via nalguns pontos fica para mais tarde. “Estamos a fazer estudos geotécnicos para decidir onde intervir”, acrescentou. Até hoje…
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
