O Presidente da República elogiou hoje as queijeiras das Aldeias de Montanha, responsáveis pelo famoso queijo Serra da Estrela. O momento serviu para assinalar o Dia Internacional da Mulher, em que homenageou também a sua mãe, e lançar o projecto “Queijeiras”, promovido pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM).
No antigo picadeiro real, depois adaptado a Museu dos Coches, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, o chefe de Estado ouviu testemunhos de quatro mulheres que fazem parte do projecto “Queijeiras”, promovido pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM). “Esta é a melhor maneira de homenagear as mulheres portugueses, mulheres trabalhadoras dos Portugais mais pobres ou, não sendo mais pobres, mais esquecidos, que agem em conjunto, que formam uma unidade entre mulheres e fazem a ponte entre o passado e o futuro”, considerou.
“São tantas as dificuldades… É uma prisão. Mas é a paixão que vos move” (ver e ouvir na integra)
Marcelo Rebelo de Sousa disse que este encontro também era “uma forma de homenagear uma mulher que faz 19 anos que faleceu e que nunca perdeu a ligação às suas raízes”, referindo-se à sua mãe, Maria das Neves Fernandes Duarte, natural da Covilhã, assistente social. “Apesar de órfã de pai e mãe, o que a levou a ficar internada em Lisboa num colégio militar, o pai era militar, nunca perdeu essa ligação”, acrescentou.
Sobre o projecto “Queijeiras”, o chefe de Estado saudou a ideia de fazer um livro sobre as suas histórias e tradições, intitulado “As Guardiãs da Montanha”, e de se criar uma capa cujas vendas revertem para formação em “novas competências de liderança e gestão”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
