O Presidente da República defendeu hoje em Celorico da Beira que o queijo Serra da Estrela “tem de ser” Património Mundial e pediu que seja lançada uma candidatura para a sua concretização, afirmando que é um produto “único no mundo”. Marcelo Rebelo de Sousa, que se revelou uma “estrela” para os populares, falava durante a inauguração da 44ª edição da feira do queijo, que decorre até domingo, daquela vila e frisou que esta “é uma região muito forte”.
“Muito, muito forte. A região Centro toda ela. Mas a região da Serra da Estrela, dentro da região Centro, tem tudo. Não é só o queijo. Mas o queijo é único no mundo e tem de ser património mundial”, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, afirmando que “tem de se conseguir lançar a candidatura do queijo Serra da Estrela a património mundial “.
“Esta região tem azeite, tem castanhas. O que é que não tem? A natureza é única, o que se produz é único, mas o mais importante é a gente. Não se produz esta gente, vocês é que são únicos”, afirmou, perante um pavilhão repleto que se deslocou ao local para cumprimentar o chefe de Estado e recolher, se possível uma “selfie”.
O Presidente da República considerou, de resto, que este certame é “um momento de esperança” e a título de exemplo destacou “o aumento do número de expositores” que passou de uma centena a edição do ao passado para os cerca de 150 actuais. Referiu ainda que ficava particularmente satisfeito por ver queijeiras e produtores com a sua idade, mas também outros com metade e até menos. “Fico contente”.
Num discurso improvisado, Marcelo sublinhou ainda que “os portugueses são sempre os melhores dos melhores”, mas depois, “há um lugarzinho muito especial para esta gente que parece estar longe, quando é vista de Lisboa” ou de outras cidades. “Mas é uma gente que resiste, é uma gente notável, é uma gente cheia de força. Aguenta o frio, aguenta a seca, aguenta as dificuldades todas da natureza e resiste”.
O Presidente da República pediu “mais gente nova” para a região e “mais turismo a descobrir os encantos da montanha, dos trilhos, dos passadiços, da comida, da bebida, dos costumes” e, considerando que é preciso “apoiar tudo isso”. Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu ainda “toda a resiliência e trabalho”, seja no Inverno ou no Verão, “das gentes” das beiras e do interior. Fez ainda questão de entregar uma lembrança da autarquia e cumprimentar cada uma das queijeiras do concelho. Seguindo-se depois uma visita pelos expositores, onde não resistiu a experimentar o queijo Serra da Estrela e outras iguarias.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc





