Jovem terminou o ensino secundário com 20 valores e concluiu o segundo ano de Física na Universidade do Porto com 18,43 valores
Com 17 anos, Maria Salgado, uma aluna de Oliveira do Hospital, terminou o ensino secundário com uma média de 20 valores. Entrou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) e concluiu o segundo ano do curso de física com uma média de 18,43 valores. A frequentar o terceiro ano, estes resultados excepcionais (os valores mínimos para se candidatar eram 16,5) permitiram à jovem oliveirense concorrer às Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, acabando por ser uma das quatro mulheres da UP seleccionadas.
Maria Salgado tem agora direito a uma verba em dinheiro, mas também a possibilidade de desenvolver um projecto que será acompanhado por um tutor à sua escolha e contará com o apoio da fundação Gulbenkian. “A principal motivação é poder ter a oportunidade de desenvolver um projecto com a ajuda de um tutor e da fundação Gulbenkian. Em princípio irei desenvolver um projecto dentro da astrofísica, que é a área que mais me interessa profissionalmente dentro da física. Vou ter também mais actividades ligadas a esta área, quer em Lisboa, na Gulbenkian, quer em outros locais. Isto foi fundamental para me candidatar”, confessa a jovem prodígio de Oliveira do Hospital que pensa já em tirar o mestrado fora do país.
“Para o ano penso ir estudar para o estrangeiro. O país que mais me fascina são os países Baixos”, conta, salientando que do ponto de vista profissional também, não vê muitas portas abertas em Portugal. “Pretendo seguir investigação em astrofísica e dificilmente o poderei fazer em Portugal onde o investimento na ciência é quase nulo. Onde? Para onde a vida me levar e boas condições de trabalho em investigação. Mas passará certamente pelo o estrangeiro”, conta a jovem que estudou até ao 12º ano em Oliveira do Hospital, a cidade onde nasceu.
A lista dos 100 alunos contemplados com a edição 2024 das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, um programa que visa “detectar e apoiar o talento de estudantes excepcionais no ensino superior português, e estimular a iniciação à investigação” foi anunciada pela Fundação Calouste Gulbenkian anunciou no início do mês. Entre os 100 bolseiros seleccionados destacam-se 18 estudantes da Universidade do Porto, entre eles Maria Salgado, ligados às áreas de Biologia, e Ciências Sociais, Física, Humanidades, Matemática e Química.
As Bolsas Gulbenkian Novos Talentos destinam-se a estudantes a frequentar o 2.º, 3.º ou 4.º anos de cursos de licenciatura ou de mestrado integrado, ou o 1.º ano de cursos de mestrado, em instituições de ensino superior portuguesas, e que registem uma média igual ou superior a 16,5 valores, até ao momento da candidatura.
Com um valor que pode ascender aos 3.500 euros, a bolsa inclui um apoio – no valor de 1.000 euros – que visa assegurar o prosseguimento de estudos dos bolseiros, nomeadamente para o pagamento de propinas e para estímulo à investigação. O restante valor – 1.500 euros – destina-se a “actividades de enriquecimento de talento”, nomeadamente: cursos de formação avançada; participação em conferências e escolas de Verão; estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório, entre outros.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
