Home - Últimas - Mau tempo mantém-se em Portugal continental com aguaceiros fortes, trovoada e queda de neve
Chuva, vento e trovoada durante toda a semana

Mau tempo mantém-se em Portugal continental com aguaceiros fortes, trovoada e queda de neve

Portugal continental continuará esta segunda-feira com aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e granizo, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir aviso amarelo para 13 distritos.

Segundo a meteorologista do IPMA Paula Leitão, “na terça-feira, os aguaceiros vão diminuir de intensidade, mas na quarta-feira o estado do tempo volta a agravar-se com aguaceiros fortes, agitação marítima e neve”. A previsão aponta para um cenário de instabilidade ao longo da semana, com a passagem de sucessivos sistemas frontais associados a depressões formadas no Atlântico.

Os distritos de Viseu, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre estarão sob aviso amarelo entre as 9 e as 21 horas desta segunda-feira devido à precipitação intensa. “Será a partir do meio da manhã que a situação será mais intensa, com aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e, ocasionalmente, granizo”, adiantou Paula Leitão, em declarações à agência Lusa.

Além disso, foi emitido aviso amarelo para Faro, Setúbal, Lisboa e Beja devido ao vento forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, em especial no litoral, entre as 12 horas desta segunda-feira e as 0 horas de terça-feira. Os distritos da Guarda, Castelo Branco, Vila Real e Braga estarão igualmente sob aviso devido à queda de neve acima dos 1 000/1 200 metros, fenómeno que poderá ocorrer até às 12 horas de terça-feira.

A agitação marítima forte levou ainda o IPMA a emitir aviso amarelo para Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja até às 9 horas de terça-feira. Já na Madeira, a costa sul e as regiões montanhosas estarão sob aviso amarelo devido à chuva, passando a aguaceiros fortes entre as 21 horas de terça-feira e as 3 horas de quarta-feira.

Desde sexta-feira, Portugal continental e o arquipélago da Madeira têm sido afectados por chuva e vento fortes, queda de neve e agitação marítima devido à passagem da depressão Jana.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …