Home - Últimas - Mercado de Arganil reabre para produtos locais no dia 21
CM Arganil

Mercado de Arganil reabre para produtos locais no dia 21

Mercado de Arganil reabre para produtos locais no dia 21O mercado de Arganil vai reabrir no dia 21, prevendo-se que numa primeira fase o seu funcionamento seja limitado aos produtores agrícolas do concelho, disse hoje o presidente da Câmara à agência Lusa. “Queremos fazer as coisas com algumas cautelas”, adiantou Luís Paulo Costa, realçando que o município, no interior do distrito de Coimbra, “tem características predominantemente rurais” e que é prioritário assegurar o escoamento de produtos locais.

Na sua opinião, importa “não haver facilitismos”, ficando para momento posterior a abertura do Mercado Municipal aos restantes operadores. “Boa parte dos feirantes vão a outros mercados e o potencial de risco aumenta exponencialmente”, justificou.

O presidente da Câmara Municipal salientou que o encerramento deste equipamento público, no contexto da pandemia da covid-19, revelou-se “crítico para o território” e para a pequena produção familiar. “Devemos retardar a reabertura para os outros feirantes”, sublinhou.

Na quarta-feira, a autarquia de Arganil reabriu o Balcão Único e retomou o atendimento presencial em alguns serviços, para assuntos “estritamente necessários” e com agendamento prévio, segundo Luís Paulo Costa. “Há muitos problemas que podem ser resolvidos pelo telefone e outros canais alternativos”, acrescentou.

O autarca disse que alguns cidadãos, contudo, preferem deslocar-se aos Paços do Concelho, designadamente para efetuarem o pagamento da água e serviços afins. “O pagamento presencial da fatura da água nos serviços é uma prática cultural”, enraizada sobretudo na população idosa, num município que decidiu não integrar a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN), criada em 2019 por vários concelhos vizinhos.

LEIA TAMBÉM

Coelho regressa às mesas de Nelas para três dias de festa gastronómica

O município de Nelas promove, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março de 2026, …

Deputado Pedro Coimbra quer Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua incluídos na Situação de Calamidade

O deputado Pedro Coimbra pediu hoje ao Governo que os concelhos de Arganil, Oliveira do …