Home - Últimas - Ministério das Finanças trava contrato que secretário de Estado Carlos Miguel se preparava para assinar hoje na Mêda

Ministério das Finanças trava contrato que secretário de Estado Carlos Miguel se preparava para assinar hoje na Mêda

Carlos Miguel inaugurou ao final da manhã um canil e gatil em Celorico da Beira e devia seguir para a Mêda… As “Finanças”, porém, não libertaram a verba e a assinatura do contrato na Mêda ficou sem efeito.

O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território já não vai participar na Cerimónia de Assinatura do Contrato de Financiamento para a Reconstrução e Ampliação do Edifício Sede da Associação Barreir’Activa, ao abrigo do Programa Equipamentos prevista para tarde de hoje. A notícia foi avançada por uma nota divulgada hoje pelo gabinete do Ministério da Coesão Territorial e confirmada por Carlos Miguel que se encontrava em Celorico da Beira onde inaugurou um canil e gatil promovido pelo município celoricense e pelo concelho de Gouveia.

“Tinha prevista para hoje a assinatura de um contrato deste género na Mêda e não se vou assinar porque o meu Governo, através das finanças não disponibilizou dinheiro. Isto é uma luta constante que temos internamente. Não há disponibilidade de verbas para assinar contractos de pequenas coisas que sabemos que se tornam grandes e se transformam”, referiu Carlos Miguel dando como exemplo a obra construída pelas autarquias de Celorico da Beira e Gouveia.

“Este aqui foi um projecto pequeno que engordou saudavelmente. Era um plano para uma obra de 50 mil euros, mas Celorico da Beira olhou à sua volta e, em boa hora, fez uma parceria com Gouveia e o projecto cresceu. Parece simples, mas estas obras em conjunto são supercomplicadas, porque um dos poucos defeitos dos autarcas é que só olham para o seu território como uma ilha, rodeada de mar”, assinalou.

“Isto aqui é um exemplo daquilo que pode e deve ser feito. Uma estrutura que pode ser partilhada por vários municípios. É raro, mas é um exemplo que se deve multiplicar”, rematou o governante que apelou aos dois autarcas para promoverem a adopção dos animais. “Mas estão condenados ao fracasso se não conseguirem envolver a sociedade civil nesse projecto. É absolutamente necessário”, rematou Carlos Miguel.

O Centro Intermunicipal de Recolha Oficial e Parque de Bem Estar Animal São Francisco de Assis, instalado em Celorico da Beira, tem por objectivo reduzir e controlar a população de animais vadios e errantes (cães e gatos) nos dois municípios, combater os problemas que os mesmos causam junto das populações e, acima de tudo, procura fomentar a promoção da higiene e saúde pública nos dois municípios. A gestão é partilhada pelas duas autarquias e representou um investimento de 265 mil euros comparticipado pelo Estado Central. A estrutura tem capacidade para 120 animais, mas os municípios já adquiriram um terreno contíguo para alargar as instalações.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …