Home - Últimas - Ministro das Infra-estruturas e da Habitação Miguel Pinto Luz promete avanço do IC6, requalificação do IP3 e início do IC31

Ministro das Infra-estruturas e da Habitação Miguel Pinto Luz promete avanço do IC6, requalificação do IP3 e início do IC31

Governante garantiu em Seia que o Interior será prioridade estratégica do Governo e defende uma política de “justiça territorial”

O ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, afirmou em Seia que o Interior será uma prioridade estratégica do Governo, destacando o avanço do projecto do IC6, a requalificação do IP3 com perfil de auto-estrada e que irá avançar o IC31, que ligará a A23, no concelho de Castelo Branco, a Monfortinho, facilitando a ligação rodoviária a Madrid (Espanha).

Durante uma sessão de apoio à candidatura de Paulo Hortênsio à Câmara Municipal, Miguel Pinto Luz criticou a centralização do Estado e o abandono dos territórios do Interior, sublinhando que o actual Governo tem vindo a concretizar obras estruturantes na região.

Entre os investimentos mais relevantes, o ministro apontou o lançamento do projecto do IC6 (que se encontra em Tábua), que permitirá melhorar a ligação de Seia aos grandes centros, a requalificação do IP3 com perfil de auto-estrada, ligando Coimbra a Viseu, e o avanço do projecto do IC31, que fará a ligação entre a A25 e Monfortinho, reforçando a articulação com Espanha.

Miguel Pinto Luz afirmou ainda que este Governo “não é de proclamações”, lembrando que o Interior tem sido “negligenciado, numa atitude estúpida do Estado Central ao ignorar metade do país”.

Perante militantes, autarcas, deputados e apoiantes da candidatura do PSD, o ministro afirmou que “num país tão pequeno, desperdiçar os recursos, o talento, o conhecimento, os recursos endógenos, a capacidade económica e empresarial do Interior é, no mínimo, estúpido”.

Além das estradas, Miguel Pinto Luz destacou outros projectos estruturantes, como a requalificação da Linha da Beira Alta e o projecto nacional “A Água que Une”, com a futura Barragem de Girabolhos, considerada estratégica para o desenvolvimento sustentável do concelho e da região. “Não basta construir estradas. Sem água, energia, escolas e saúde de qualidade, ninguém quer viver no Interior”, afirmou, defendendo uma abordagem integrada de “justiça territorial” que vá além da mera coesão.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …