O Município de Arganil foi agraciado novamente e, pelo sétimo ano consecutivo, com a Bandeira Verde ECOXXI, o que significa que superou, mais uma vez, o índice global de políticas de sustentabilidade implementadas, estipulado para esta atribuição. A cerimónia de divulgação dos resultados da candidatura ECOXXI 2023 e entrega da Bandeira Verde, decorreu em Oeiras, no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark e contou com a presença do vereador do Ambiente e Educação, Luis Almeida, que recebeu das mãos do Presidente da ABAAE, José Archer, o diploma Bandeira Verde ECOXXI 2023, num claro reconhecimento da notória e bem-sucedida participação do Município de Arganil neste Programa.
Para referência, o Município de Arganil obteve este ano, segundo o referencial ECOXXI, um índice de 68,4 por cento, uma subida de 8,4 por cento relativamente à apreciação anterior e, a melhor desde que Arganil submete candidatura a este programa. Esta avaliação é fruto das ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, apreciadas por um júri especialista em diversas áreas da sustentabilidade e que integram a Comissão Nacional.
Num total, 59 municípios agraciados com a Bandeira Verde, mais cinco do que em 2022 o que representa 89 por cento dos municípios candidatos, esta autarquia foi ainda considerada no TOP+, relativamente a dois indicadores, mais especificamente no Indicador 2 – Programas Escolares FEE: Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente e, no Indicador 14 – Qualidade do Ar e Informação ao Público.
“O Município de Arganil está mais uma vez de parabéns pela reconhecida política de desenvolvimento sustentável que tem vindo a construir e implantar, através da concretização de múltiplas ações ambientais no concelho”, refere uma nota da autarquia.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
