Obra permitirá instalar o novo Centro Municipal de Protecção Civil e criar 19 habitações de custos acessíveis. Empreitada está enquadrada na Estratégia Local de Habitação e no PRR.
O município de Carregal do Sal assinou um contrato de empreitada com a empresa EDIBEST – Engenharia e Construção, Lda, no valor de 2.262.500 euros (sem IVA), para a reabilitação do antigo edifício dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal. A cerimónia contou com a presença do presidente da câmara, Paulo Catalino, do proprietário da empresa, Rui Oliveira, e do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, Eduardo Abrantes.
A empreitada prevê a reconversão do edifício em duas componentes principais: a instalação do novo Centro Municipal de Protecção Civil, incluindo uma Unidade Local de Formação (ULF) sob a alçada da associação humanitária, e a construção de 19 fogos habitacionais com tipologias diversas – dois T0, 11 T1, cinco T2 e um T3.
O prazo de execução da obra é de 365 dias. Os novos fogos destinam-se a habitação a custos acessíveis, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Estratégia Local de Habitação, através da medida “Habitação a Custos Acessíveis”. Esta tipologia habitacional visa garantir o acesso a uma moradia condigna a famílias com rendimentos mais baixos, aplicando rendas ou preços abaixo dos valores de mercado.
O executivo municipal, em articulação com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), pretende, com esta intervenção, dar um novo uso a um edifício actualmente degradado, situado numa zona central da vila de Carregal do Sal. O objectivo é responder a duas necessidades identificadas no concelho: a escassez de habitação e a inexistência de instalações adequadas para o funcionamento dos serviços municipais de protecção civil.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc