O município de Gouveia promove, no próximo dia 1 de Março, uma sessão de apresentação da segunda edição aumentada da obra Vergílio Ferreira: A Celebração da Palavra, da professora Fernanda Irene Fonseca. O evento decorrerá no auditório da Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre, em Melo, às 16h00, assinalando a data da morte do escritor.
A primeira edição da obra foi publicada em 1992 e, nesta nova versão, foram acrescentados dez ensaios aos seis iniciais. O livro inclui os prefácios das duas edições e está organizado em quatro partes: Ao princípio era a Palavra: da Linguística à Literatura passando pela Filosofia da Linguagem; Uma escrita que (se) pensa; A descoberta do espólio de Vergílio Ferreira. Edição de Inéditos; e O impulso ao jogo: experimentação e inovação na escrita e na técnica narrativa.
Fernanda Irene Fonseca é uma das mais importantes investigadoras da obra vergiliana. Organizou o Colóquio Interdisciplinar de Homenagem a Vergílio Ferreira (Porto, 1993) e as respectivas Actas (1995), tendo continuado a publicar regularmente sobre o escritor. Professora de Linguística na Faculdade de Letras da Universidade do Porto durante 36 anos, aposentou-se para se dedicar ao estudo do espólio de Vergílio Ferreira. Entre os seus trabalhos mais significativos, destaca-se a edição crítico-genética do manuscrito de um diário escrito pelo autor entre 1944 e 1949, a primeira obra do seu espólio a ser publicada. Co-editou também, com Hélder Godinho, o romance Promessa (1947), o único romance completo que Vergílio Ferreira deixou inédito.
A iniciativa integra a programação cultural do município de Gouveia dedicada à memória de Vergílio Ferreira, reafirmando o compromisso da autarquia na preservação e divulgação da obra do escritor natural de Melo.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
