Home - Últimas - Município de Gouveia assinala morte de Vergílio Ferreira com reedição de obra de Fernanda Irene Fonseca

Município de Gouveia assinala morte de Vergílio Ferreira com reedição de obra de Fernanda Irene Fonseca

O município de Gouveia promove, no próximo dia 1 de Março, uma sessão de apresentação da segunda edição aumentada da obra Vergílio Ferreira: A Celebração da Palavra, da professora Fernanda Irene Fonseca. O evento decorrerá no auditório da Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre, em Melo, às 16h00, assinalando a data da morte do escritor.

A primeira edição da obra foi publicada em 1992 e, nesta nova versão, foram acrescentados dez ensaios aos seis iniciais. O livro inclui os prefácios das duas edições e está organizado em quatro partes: Ao princípio era a Palavra: da Linguística à Literatura passando pela Filosofia da Linguagem; Uma escrita que (se) pensa; A descoberta do espólio de Vergílio Ferreira. Edição de Inéditos; e O impulso ao jogo: experimentação e inovação na escrita e na técnica narrativa.

Fernanda Irene Fonseca é uma das mais importantes investigadoras da obra vergiliana. Organizou o Colóquio Interdisciplinar de Homenagem a Vergílio Ferreira (Porto, 1993) e as respectivas Actas (1995), tendo continuado a publicar regularmente sobre o escritor. Professora de Linguística na Faculdade de Letras da Universidade do Porto durante 36 anos, aposentou-se para se dedicar ao estudo do espólio de Vergílio Ferreira. Entre os seus trabalhos mais significativos, destaca-se a edição crítico-genética do manuscrito de um diário escrito pelo autor entre 1944 e 1949, a primeira obra do seu espólio a ser publicada. Co-editou também, com Hélder Godinho, o romance Promessa (1947), o único romance completo que Vergílio Ferreira deixou inédito.

A iniciativa integra a programação cultural do município de Gouveia dedicada à memória de Vergílio Ferreira, reafirmando o compromisso da autarquia na preservação e divulgação da obra do escritor natural de Melo.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …