Home - Últimas - Município de Tondela assina protocolo de apoio financeiro de meio milhão de euros para construção de novas instalações da Misericórdia do Vale de Besteiros

Município de Tondela assina protocolo de apoio financeiro de meio milhão de euros para construção de novas instalações da Misericórdia do Vale de Besteiros

Município de Tondela reforça apoio à Misericórdia do Vale de Besteiros com meio milhão de euros para novo centro social. O “Projeto 3G” visa centralizar várias respostas sociais numa antiga escola agrícola, garantindo melhores condições para idosos, crianças e apoio domiciliário.

O município de Tondela formalizou, na passada terça-feira, 27 de maio, um protocolo de apoio financeiro superior a meio milhão de euros com a Santa Casa da Misericórdia do Vale de Besteiros, destinado a apoiar a construção de novas instalações da instituição social. A assinatura ocorreu durante uma visita à Santa Casa, efectuada pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, acompanhada pelos vereadores João Carlos Figueiredo, Vera Machado e Francisco Fonseca, no âmbito da semana dedicada pelo executivo municipal ao sector social.

A Misericórdia do Vale de Besteiros pretende concentrar todas as suas respostas sociais na antiga Escola Agrícola, em Campo de Besteiros, num projecto estimado em mais de 2,2 milhões de euros. O edifício adquirido à Opus Dei será alvo de uma profunda remodelação para acolher o lar de idosos, jardim de infância, creche e serviço de apoio domiciliário, enquanto a Casa de Acolhimento Residencial Convívio Jovem será construída de raiz.

Este conceito organizacional inovador, designado “Projecto 3G – Santa Casa da Misericórdia Vale Besteiros”, visa reunir num único espaço várias gerações e valências da instituição.

A mudança da creche e do serviço de apoio domiciliário já beneficiou de um apoio do Plano de Recuperação e Resiliência no valor de 328 mil euros. Agora, a Santa Casa procura financiamento para as restantes obras, contando com o compromisso de apoio do município até 2040, num montante total de 540 mil euros, correspondente a uma ajuda anual de 36 mil euros.

“Nós não fazemos mais do que a nossa obrigação que é estar ao lado das instituições quando elas precisam. Confiamos na vossa instituição, na vossa capacidade de concretização e este é um projecto que merece a nossa confiança”, afirmou a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, acrescentando que a autarquia “deseja as maiores felicidades na execução desta obra que vai servir o concelho”.

O provedor da Misericórdia do Vale de Besteiros, Fernando Meneses, expressou o seu agradecimento pela colaboração da Câmara, destacando o empenho da presidente.

As obras de instalação da creche e do serviço de apoio domiciliário na antiga Escola Agrícola deverão começar em breve, estando previstas para conclusão até Março de 2026.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …