Carlos Abreu Amorim, ministro dos Assuntos Parlamentares, na apresentação dos candidatos da coligação PSD/CDS/IL em Tábua: “Não tenham medo da mudança”. “Se eu não receei enfrentar os grandes atletas, tendo sido campeão nacional, acham que eu tenho medo de lutar por Tábua?”, enfatizou, por seu lado, o líder da candidatura Luís Jesus, num momento que foi bastante aplaudido pelas centenas de apoiantes que marcaram presença no pavilhão multiusos
“Um município que não é conhecido por ser um bom pagador, de não ter as contas certas, não merece confiança, não tem esperança”, referiu o ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, na apresentação dos candidatos da coligação “Correr por Tábua”, que agrega o PSD/CDS-PP/IL, liderada por Luís Jesus, para além do deputado, Maurício Marques, do presidente da distrital de Coimbra do PSD, Paulo Leitão e dos responsáveis locais da IL e do CDS.
Em foco na intervenção do governante a situação financeira da Câmara de Tábua, que surgiu recentemente a liderar a lista das autarquias que mais tempo levam a pagar aos fornecedores, dados divulgados pela Direção-Geral das Autarquias Locais. O governante mostrou-se convicto que a candidatura encabeçada por Luís Jesus pode inverter essa situação, pois tem “ dinamismo e alegria que eu senti hoje na apresentação dos candidatos às freguesias e à Assembleia Municipal, vi essa confiança expressa nas suas faces e na forma como estavam contentes por aqui estarem e de darem o melhor do seu esforço em prol das oportunidades e do concelho de Tábua”, sublinhando que “Tábua não tem estado à altura das potencialidades, dos méritos e das aptidões do seu território e das capacidades das suas gentes”.
“Quem julgar que não vale a pena a mudança, então não aposte nesta coligação, não tenham medo da mudança”, disse.
Abreu Amorim prometeu que o governo iria apresentar proximamente um conjunto de medidas para um Plano Florestal para 25 anos, além de outras iniciativas que contemplam apoios aos lesados dos recentes incêndios de agosto, pedindo uma salva de palmas para os bombeiros que se têm destacado a defender “as nossas vidas e o nosso património”.
Esta apresentação iniciou-se com a intervenção de Fernando Tavares Pereira, que liderou a coligação Coragem par Mudar nas eleições autárquicas, o qual começou por explicar que, por motivos de saúde, não integrou o atual elenco de candidatos. ”Mas eu estou cá para vos apoiar, pois gosto muito da minha terra e seria um orgulho para mim haver uma mudança que há tantos anos ansiamos para Tábua”, frisou o empresário. “Tábua é o concelho mais pobre que temos nesta região”, prometendo não ter esquecido das promessas que fez no passado: investir vários milhões em investimentos em Tábua caso a coligação vença.
O candidato à presidência da Camara, Luís Jesus, referiu acreditar que desta vez é possível a mudança de ciclo e de paradigma que nos assola há mais de 30 anos. ”Nós não devemos ter medo de nada”, frisando ter saído da sua linha de conforto para dar um outro sentido à vida que passa por defender Tábua. E lembrou ter seguido o conselho de um histórico do PSD, o Eng.º Ângelo Correia qual, depois de o interpelar sobre se deveria aceitar ou não esta candidatura, “ele disse-me para não olhar para trás, é a tua terra”.
E falando na sua linha de ação como candidato, afirmou que primeiro iria ouvir as pessoas, auscultar a sua vontade, e é isso que tenho andado a fazer, muitas vezes de forma discreta, porque os tabuenses têm medo de dar a cara, mas eu peço que não receiem de, no próximo dia 12, colocarem a cruzinha na coligação Correr por Tábua. “Se eu como atleta não tive medo de enfrentar os grandes atletas, se cheguei a ser campeão nacional, se os ultrapassava na reta final, acham que eu tenho de medo de lutar por Tabua?”, enfatizou o candidato, de uma forma emotiva, recebendo inúmeros aplausos.
Elencando alguns sectores que vão merecer uma ação prioritária casos seja eleito presidente da Câmara, Luís Jesus assumiu o compromisso de lutar para que todos os tabuenses tenham um médico de família. “E não abrimos portas sem estar tudo planeado”, numa alusão à inauguração com todo o cerimonial de um serviço de ponta oftalmológico que continua sem abrir as portas aos Tabuenses. Combater a solidão e a desertificação nas aldeias é outra prioridade, “pois o concelho tem de avançar como um todo”, questionando se as aldeias onde vivem escassos habitantes estes se sentem seguros, ”se se sentem confortáveis quando ouvem falar em incêndios. Por isso é que nos preocupamos com as freguesias”, acrescentou, assegurando que as propostas concretas do seu programa irão ser elencados logo nos primeiros dias da campanha nos vários comícios.
” A caminhar ou a correr, tenho a certeza que nós vamos ganhar e que Tábua ira mudar”, finalizando Luís Jesus a sua intervenção, merecendo rasgados aplausos das centenas de pessoas que se encontravam na plateia.
Texto e fotos: José Leite
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc







