Home - Últimas - Natalidade subiu em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Natalidade subiu em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

A natalidade em Portugal voltou a subir em Portugal. Nasceram em Portugal, pelo menos, 87.577 bebés, mais 2.521 bebés que no ano anterior. Estes dados foram recolhidos a partir do número de ‘testes do pezinho’ realizados ao longo de 2016, um exame que não é obrigatório.

Este é o nome como é conhecido o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge. O teste é realizado a partir do terceiro dia de vida do recém-nascido. São recolhidas algumas gotículas de sangue no pé da criança e é através dessas que se diagnosticam doenças graves e difíceis de diagnosticar nas primeiras semanas de vida.

Com base neste teste, que cobre quase 100 por cento do território português, é possível perceber que, em relação ao ano anterior, houve um crescimento de 3 por cento no número de nascimentos, tendo sido realizados 85.056 ‘testes do pezinho’. Em 2014, este exame foi feito a 83.100 bebés.

De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Ricardo Jorge, Lisboa foi o distrito onde foram realizados mais ‘testes do pezinho’ (25.304), seguido pelo Porto (16.176), Setúbal (6.590), Braga (6.538), Aveiro (4.416) e Faro (4.200). Já o distrito onde menos crianças realizaram este exame foi Portalegre (616).

LEIA TAMBÉM

Vereador do PS assegura maioria ao PSD na Câmara de Nelas e concelhia retira-lhe confiança política

O presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, alcançou um entendimento com o vereador …

CM de Tondela aprova mais de 277 mil euros em apoios a entidades do concelho

A CM de Tondela aprovou, na reunião de 10 de Fevereiro, mais de 277 mil …