O Município de Nelas já activou, ontem, pelas 19h45, o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, depois de uma deliberação do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Amaral, que contou com o apoio unânime da Comissão Municipal de Protecção Civil, na versão reduzida. O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, também decidiu activar o Plano Municipal de Protecção Civil devido à violência dos incêndios que decorrem em várias localidades do concelho e suspendeu as aulas no município durante o dia de hoje.
A deliberação teve em conta o incêndio que “está a decorrer no território, nomeadamente na freguesia de Senhorim, Nelas, Canas de Senhorim e Lapa do Lobo, em área urbana, agrícola e florestal” e que já provocou até ao momento sete feridos, dois em estado grave.
“Com esta activação pretende-se proteger as pessoas e os seus bens”, justificam.
Na página oficial da rede social ‘Facebook’ do Município de Nelas é ainda indicado que a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) encontra-se a funcionar no Pavilhão Desportivo Municipal, “para salvaguarda de famílias em risco de serem afectadas pelos incêndios que continuam activos no concelho”.
São também disponibilizados números de emergência municipal: 963633682 ou 963567471.
Pelas 09h30, o Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões mobilizava 305 operacionais, apoiados por 81 veículos e três meios aéreos, para o incêndio de Folhadal, Nelas, cujo alerta foi pelas 11h53 de segunda-feira.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc