Relacionados
Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira
14 de Fevereiro de 2026
GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material
13 de Fevereiro de 2026
Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove dois percursos pedestres em Agosto. Iniciativas aliam descoberta da paisagem à valorização do património rural e ambiental.
O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) volta a dinamizar, durante o mês de Agosto, um conjunto de percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela, convidando à descoberta do território através de trilhos de pequena rota inseridos na rede de Caminhos de Montanha.
As propostas, de participação gratuita, decorrem em ambiente natural e promovem a valorização dos ecossistemas e do património cultural serrano, privilegiando uma abordagem sustentável e educativa. Através destes trilhos, o CISE propõe um contacto directo com a paisagem, a biodiversidade e os modos de vida tradicionais da montanha mais alta de Portugal Continental.
O primeiro percurso acontece a 13 de Agosto, com a Rota da Missa (PR6 SEI), um trilho com cerca de cinco quilómetros que percorre o vale da ribeira da Teixeira. O trajecto segue antigos caminhos rurais usados pelas populações para se deslocarem à capela de Nossa Senhora da Conceição, na Teixeira, onde assistiam à missa dominical – origem do nome do percurso. Ao longo do caminho, os participantes poderão observar socalcos agrícolas, giestais, medronhais e pinhais, bem como elementos do património local, como casas em xisto, lagar de vara, muros de protecção e os tradicionais alambiques de destilação de medronho.
O segundo percurso está agendado para 27 de Agosto e percorre a Volta das Penhas Douradas, um trilho de nove quilómetros que parte das imediações do Vale das Éguas. O itinerário inclui locais emblemáticos da Serra da Estrela como a Nave Mestra, o Fragão das Penhas Douradas e os vales do Rossim e das Éguas, numa paisagem marcada por grandes blocos graníticos e bosques de pinheiro-silvestre.
As inscrições estão limitadas a 15 participantes por percurso, com idade mínima de 12 anos. A participação está sujeita a um número mínimo de seis inscritos e pode ser formalizada através do site www.visitseia.pt.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc