Centro de Saúde passa a dispor de equipamento avançado para diagnóstico precoce de doenças como a retinopatia diabética.
Com tecnologia de ponta e capacidade para realizar entre 20 a 30 exames por dia, a nova unidade de avaliação oftalmológica instalada no Centro de Saúde de Tábua começa a funcionar esta semana. O serviço, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, foi inaugurado esta segunda-feira e vai servir utentes dos concelhos de Tábua, Arganil e Oliveira do Hospital. O rastreio e diagnóstico precoce de doenças oculares como a retinopatia diabética, o glaucoma e a degenerescência macular da idade — principais causas de cegueira evitável em Portugal — é o principal objectivo da unidade.
“Este é um projecto único em Portugal e, mesmo a nível internacional, só há algo vagamente semelhante no Reino Unido”, afirmou o presidente do conselho de administração da ULS Coimbra, Alexandre Lourenço, durante a cerimónia de inauguração.
Numa fase inicial, o serviço vai concentrar-se sobretudo no rastreio da retinopatia diabética, apontada como a maior causa de cegueira no país. A nova unidade permitirá, segundo Alexandre Lourenço, “descentralizar este tipo de exames”, facilitando o acesso dos utentes a cuidados especializados sem necessidade de deslocações aos grandes centros hospitalares, com menores custos e maior proximidade.
O responsável agradeceu ainda à câmara municipal de Tábua pelas melhorias feitas no edifício do centro de saúde, nomeadamente a instalação de um novo sistema de climatização (AVAC) e a entrada em funcionamento do novo equipamento de raio X digital.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc