A Alemanha está a transportar doentes graves de COVID-19 italianos e franceses para os hospitais alemães. Para isso utilizam um avião da Força Aérea alemã que foi transformado num verdadeiro hospital voador. O A310 da Luftwaffe está equipado de tal maneira que permite aos médicos e paramédicos altamente treinados façam quase tudo o que é feito num hospital, excepto operar.
“Em tempos de maior necessidade, é desnecessário dizer que apoiamos os nossos amigos… É por isso que agora estamos a trazer pacientes gravemente doentes da Itália para a Alemanha para tratamento na nossa unidade de cuidados intensivos da Força Aérea Alemã. É um importante sinal de solidariedade. A Europa tem que ficar unida.” disse o ministro da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer.
O A310 da Luftwaffe parece-se com qualquer outro Airbus A310 do lado de fora. No entanto, de acordo com a DW, ele vem com o comando de transporte aéreo médico da NATO. O Medevac está equipado com “equipamentos médicos de primeira linha”. Isso inclui as seis estações de terapia intensiva, cada uma totalmente equipada com “a mais recente tecnologia médica, de computadores e sistemas de diagnóstico ou máquinas respiratórias de longo prazo e injecções automáticas”.
Este equipamento a bordo permite que médicos e paramédicos altamente treinados façam quase tudo o que é feito num hospital, excepto operar. Além das seis espaços de atendimento completo, o avião também pode acomodar mais 38 pacientes com camas hospitalares normais. A DW acrescenta ainda que o sistema de configuração do MRTT é “baseado num sistema modular relativamente simples incorporado a um Airbus comum”. Este avião multifuncional pode transportar 214 passageiros, 30 toneladas de carga ou 42 pacientes graves.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
