O Palácio da Justiça de Arganil, da responsabilidade do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), está a ser alvo de obras de conservação, uma empreitada com um prazo de execução de três meses. A obra prevê a remoção e substituição das placas de fibrocimento da cobertura do edifício.
Os trabalhos contemplam, ainda, a impermeabilização da cobertura, com vista à resolução das infiltrações de água detectadas, e a aplicação de novo revestimento nas fachadas do edifício, de acordo com comunicação enviada à autarquia pelo IGFEJ, entidade responsável por gerir os recursos financeiros, patrimoniais e tecnológicos do Ministério da Justiça.
“As novas soluções previstas ao nível da cobertura e da fachada vão contribuir para melhorar as condições de segurança e comodidade dos profissionais do Tribunal Judicial e da Conservatória do Registo Civil e Predial de Arganil que ali trabalham. Localizado na avenida principal, e tratando-se de um dos edifícios mais marcantes e emblemáticos de Arganil, os melhoramentos em curso vão contribuir para o reforço do carácter institucional do edifício, assim como para a valorização da paisagem urbanística da vila”, refere um comunicado da autarquia.
“Esta intervenção acontece após as obras de reabilitação concretizadas nas instalações da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Centro (CCAM), em 2019, e mais recentemente no edifício dos Paços do Concelho, contribuindo para enobrecer, modernizar e valorizar a avenida principal da sede do concelho. Prevista para breve está, ainda, a reabilitação da galeria hidráulica que acompanha subterraneamente esta artéria central e que está em risco de colapso”, continua.
A autarquia promete agora avançar para segunda fase da empreitada de requalificação do espaço urbano público da vila de Arganil, intervindo nas artérias sustentadas pela galeria hidráulica subterrânea: a Avenida José Augusto de Carvalho, a Avenida dos Bombeiros Voluntários Argus e a Avenida das Forças Armadas. As duas intervenções envolvem um investimento de aproximadamente 1 milhão e 500 mil euros, financiado no âmbito do Programa REACT-EU (Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa).
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
