Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital contabiliza estragos dos incêndios com prioridade à habitação e agricultura

Oliveira do Hospital contabiliza estragos dos incêndios com prioridade à habitação e agricultura

Incêndio afectou 11 freguesias e destruiu cinco habitações. Município e CCDR Centro articulam apoio a famílias e agricultores.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, reuniu-se na terça-feira, 26 de Agosto, com a equipa técnica da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro para apurar os prejuízos causados pelo incêndio que atingiu o concelho entre 13 e 18 de Agosto. O fogo, com entrada pela localidade de Gramaça, consumiu cerca de cinco mil hectares, o equivalente a 18 por cento do território, e afectou 11 freguesias.

Na reunião participaram a equipa da Divisão de Investimento da CCDR Centro, liderada pela engenheira Sofia Vaz, e técnicas do município das áreas do desenvolvimento económico e social e do gabinete técnico florestal. José Francisco Rolo apresentou o ponto de situação sobre as freguesias atingidas e explicou a metodologia definida para o levantamento dos prejuízos, que está a ser feito no terreno em contacto directo com a população.

Segundo o autarca, nos primeiros dias foram já realizados mais de trezentos atendimentos nas freguesias de Aldeia das Dez e Alvôco das Várzeas. A intervenção imediata, acrescentou, passa por “uma atenção especial à dimensão social e humana, procurando assegurar a presença junto das pessoas, avaliar o seu estado de saúde e bem-estar e obter uma noção mais abrangente das necessidades”.

A metodologia de trabalho, em articulação com a CCDR Centro, assenta na inventariação dos danos em habitações e na identificação de prejuízos agrícolas. O apoio será avaliado através do preenchimento de fichas de inventariação de habitações particulares, disponibilizadas pela CCDR Centro, sendo obrigatória a apresentação de documentos de registo matricial e fiscal para definir os montantes de apoio financeiro.

O relatório preliminar elaborado após a extinção do incêndio aponta para a destruição total ou parcial de cinco habitações, bem como perdas em pastagens, materiais agrícolas e estruturas de abrigo de animais.

No âmbito da Estratégia de Intervenção na Comunidade, o município prossegue esta semana com atendimentos descentralizados para o apuramento de prejuízos. Esta quarta-feira decorrem na União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, na quinta-feira em Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, e na sexta-feira em Lourosa e Nogueira do Cravo.

“Estamos empenhados e determinados em fazer tudo para resolver os problemas, com uma postura aberta ao diálogo e a toda a cooperação possível”, garantiu José Francisco Rolo.

LEIA TAMBÉM

EM503 em Meruge já se encontra transitável após deslizamento de terras

A EM503, em Meruge, já se encontra transitável após ter sido cortada ao trânsito devido …

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …