A Comissão Organizadora do Carnaval de Lagares 2023 depois de uma reunião com a população decidiu solicitar à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para intermediarem uma reunião com a Direcção da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira (AHBVLB) para se encontrar uma solução que salvaguarde os carros alegóricos e adereços que a direcção da corporação decidiu colocar na rua. Uma atitude que levou a Comissão Organizadora do Carnaval a acusar os bombeiros voluntários de ameaçarem “desmantelar e destruir o material de todos os carros alegóricos”. E convocou mesmo uma reunião pública para o passado dia 10 de Abril.
“A nossa convocatória foi bem acolhida pela população e obtivemos o Auditório do Centro Comunitário de Lagares da Beira, cheio”, referia um comunicado da Comissão Organizadora do carnaval de 2023. “Onde obtivemos diversas partilhas de histórias do início do carnaval, testemunhos de quem sempre fez parte de comissões anteriores do carnaval, onde deixaram as suas opiniões do que se deveria fazer para não se deixar morrer o Carnaval, não era um ou dois elementos daquela direcção que nunca fizeram nada pela terra que iriam ter o prazer de terminar com uma tradição de longa décadas”, acusam. Os responsáveis esperam agora que as duas autarquias convençam os bombeiros a acolher novamente os adereços de carnaval.
A AHBVLB, recorde-se, explicou que o material deixado no pavilhão III daquela Associação pelos responsáveis dos ensaios das marchas populares de Carnaval teve de ser retirado por forma a parquear devidamente a frota da corporação, particularmente depois da aquisição de três novas viaturas. Os responsáveis por esta associação humanitária asseguram que a Comissão de Carnaval 2023 foi informada “da utilização a título gratuito do espaço” e acordada a data de 24 de Fevereiro “para a retirada de equipamentos ligados à realização” do evento “e da limpeza dos pavilhões II e III”.
Num comunicado assinado pelo responsável da instituição Álvaro Herdade, a AHBVLB refere que “no dia 7 de Março, aquando da entrega das chaves do pavilhão III, a Comissão de Carnaval foi perguntada se tinha retirado tudo o que precisava”. “Conforme a Comissão de Carnaval 2023 foi informada, os proprietários dos reboques que estão na Associação solicitaram a sua devolução, pelo que aqueles terão de ser desmontados de todo o material alusivo aos carros de Carnaval e, posteriormente, devolvidos aos seus legítimos donos”, refere a missiva que procura responder a uma nota publicada pela Comissão Organizadora do Carnaval na qual manifestava alguma indignação por os carros alegóricos se encontrarem fora do pavilhão da corporação.
“A Direcção cumpre, escrupulosamente, o disposto nos Estatutos da AHBVLB, nomeadamente no atinente à gestão dos equipamentos e instalações da Associação os quais são da sua inteira e exclusiva responsabilidade”, reforça aquela o documento assinado por Álvaro Herdade, salientando que aquela instituição colaborou em tudo o que lhe foi possível para a realização do Carnaval de 2023 em Lagares da Beira.
“Em 18 de Janeiro de 2023, nas instalações desta Associação, na reunião havida entre esta Direcção e a Comissão de Carnaval 2023, a AHBVLB disponibilizou-se para colaborar em todos os aspectos para que foi solicitada tendo em vista a realização do Carnaval, como fez”, refere, insistindo que nessa mesma reunião ficou “acordada a data, 24 de Fevereiro, “para a retirada de todo o material e limpeza do espaço”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
