Relacionados
Neve encerra acesso à Torre por Piornos e Lagoa Comprida na serra da Estrela
15 de Fevereiro de 2026
Com base em recomendações das autoridades de protecção civil, a decisão de cancelar as provas visou garantir a segurança de cerca de 700 atletas em prova. Um participante morreu na manhã do mesmo dia, por causas ainda sob investigação.
A organização do Estrela Grande Trail 2025 cancelou todas as provas previstas para sábado, 10 de Maio, devido ao agravamento repentino das condições meteorológicas na Serra da Estrela. Em comunicado oficial, divulgado esta segunda-feira, a entidade esclarece que a decisão teve como objectivo “garantir a integridade física de todos os atletas, voluntários e membros da organização”.
Segundo a nota, a manhã de sábado ficou marcada por uma mudança abrupta do tempo, com “fortes ventos, descida abrupta da temperatura, nevoeiro intenso e precipitação contínua” a comprometerem a visibilidade e a dificultarem a progressão nos trilhos de alta montanha. As provas em curso foram imediatamente suspensas e iniciadas operações de resgate e evacuação dos cerca de 700 atletas ainda em competição.
A decisão foi tomada com base na “ponderação conjunta e recomendações das entidades de Protecção Civil, GNR, GNR de Montanha, diversas corporações de bombeiros, INEM e das equipas técnicas no terreno”, sendo activados os protocolos de emergência e mobilizados recursos como equipas de resgate em montanha, drones, veículos 4×4, autocarros e meios médicos de emergência.
No mesmo comunicado, a organização comunica com pesar a morte súbita de um atleta durante a manhã de sábado, referindo que a situação foi rapidamente assistida pelas equipas médicas, mas “infelizmente, não foi possível reverter o desfecho”. As causas do falecimento estão a ser analisadas pelas autoridades competentes. A entidade sublinha que o incidente “aconteceu antes das condições atmosféricas se agravarem e, portanto, não está relacionado com as decisões posteriormente tomadas”.
A organização do Estrela Grande Trail deixou ainda uma nota de agradecimento a atletas, voluntários, equipas técnicas e forças de segurança pelo “espírito de entreajuda” demonstrado, reafirmando o seu “compromisso com os mais altos padrões de segurança, ética e respeito humano”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
