A diocese de Vila Real conquistou, esta quarta-feira, o tetra na Clericus Cup, de futsal, ao derrotar na final, realizada em Mangualde, a sua congénere de Braga por 5-1. A competição de equipas compostas por sacerdotes teve animação, lances “risinhos” e até um “Cristiano Ronaldo”, que assinou um poker no último jogo. A equipa é tetracampeã de futsal.
A reportagem é do JN que começa por nos explicar que são padres, uns mais jovens, outros nem tanto, mas dentro de campo a competitividade dita leis e todos lutam pela vitória com unhas e dentes. “Dentro de campo, temos sempre que dar o máximo”, garante ao JN João Santos, pároco em Chaves, explicando que a competição não é propriamente um “ambiente de santidade”… “Às vezes, os árbitros até ficam surpreendidos com o nosso fervor”, conta, entre gargalhadas, este sacerdote.
Depois há André Meireles, ou melhor o “Cristiano Ronaldo” dos padres. É ele quem desequilibra mais para o lado dos vila-realenses. Ainda esta quarta-feira apontou quatro dos cinco golos da equipa. “Tudo começou em 2019, quando nos sagrámos campeões da Europa”, revelou “Cristiano Ronaldo” ao JN. “Já nas competições nacionais eu marcava muitos golos e foi dessa minha capacidade de finalizar que me começaram a comparar ao verdadeiro Cristiano Ronaldo, o que, naturalmente, me enche de orgulho”.
Os últimos dias em Mangualde mostraram também que há uma competição muito disputada entre os sacerdotes. E um espírito de vencedor em cada equipa, ainda que o convívio seja muito importante, mas só no fim do jogo. “Em campo é outra coisa. Vila Real entra sempre para ganhar”, diz João Santos.
Para jogarem e ganharem competições, estes padres fazem sacrifícios e cuidam da sua forma. “Nós fazemos exercício diariamente, treinamos às quintas-feiras e praticamos outros desportos como padel ou ciclismo”, sublinha o padre Meireles, ou melhor, o CR7 de Chaves. E sustenta que cuidar da boa forma física é muito importante para “ajudar nos desafios” diários do sacerdócio.
Terminada a época, os treinos voltam agora só em Setembro. E em Vila Real já há um objectivo bem definido. “Agora vamos ao penta”, diz “Cristiano Ronaldo”, sublinhando que, nos primeiros anos da competição, a diocese de Viana do Castelo alcançou esse feito e agora a sua equipa quer igualá-lo.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
