Home - Últimas - Pampilhosa da Serra: aprovados 20 milhões de euros para transformação da paisagem florestal

Pampilhosa da Serra: aprovados 20 milhões de euros para transformação da paisagem florestal

Foi aprovada a Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) da Travessa, no concelho de Pampilhosa da Serra, um projecto que mobiliza um investimento total de cerca de 20 milhões de euros até 2046. A medida foi publicada no Diário da República a 16 de Dezembro, e será financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Fundo Ambiental.

O plano prevê um investimento inicial de 9.230.250 euros até 2026, dos quais 1.142.359,65 euros serão destinados à instalação de vinha. Além disso, os proprietários beneficiarão de uma remuneração anual de 524.816,30 euros durante 20 anos, totalizando 10.496.326 euros. Este apoio visa assegurar a manutenção e valorização dos novos povoamentos agrícolas e florestais até 2046.

No total, o projecto representa um investimento global de 19.726.576 euros, abrangendo a instalação e a sustentabilidade a longo prazo da paisagem agrícola e florestal, em linha com os objectivos de transformação ambiental e económica da região.

A OIGP da Travessa é considerada uma abordagem inovadora e adaptada às características do território, promovendo uma paisagem mais resiliente, sustentável e capaz de impulsionar a economia local. Para além de combater a desertificação e os incêndios, o projecto procura valorizar o solo rústico e atrair novas dinâmicas económicas para o interior do país.

Este resultado, segundo a CM de Pampilhosa da Serra, é fruto de um trabalho técnico e executivo desenvolvido ao longo dos últimos três anos por aquela autarquia, como Entidade Promotora, em colaboração com a Florestgal, enquanto Entidade Gestora. A aprovação coloca o concelho na vanguarda da inovação em territórios vulneráveis e demonstra o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a resiliência ambiental.

LEIA TAMBÉM

Turismo de Portugal lançou novo concurso para reabrir Hotel Turismo da Guarda

O Turismo de Portugal lançou esta quarta-feira um novo concurso público para o arrendamento, com …

IP3: Infra-estruturas de Portugal avança com estudo prévio da Variante de Penacova

A Infra-estruturas de Portugal (IP) anunciou, no dia 31 de Março, o arranque da preparação …