O projecto para a construção de uma nova estrada que ligará as avenidas das Comunidades e Francisco Sá Carneiro, na envolvente ao Cemitério Municipal de Tondela, foi contemplado com uma comparticipação estatal de meio milhão de euros. O investimento total na obra supera os 1,3 milhões de euros.
Este financiamento insere-se no âmbito de um contrato celebrado ao abrigo do Programa de Cooperação Técnica e Financeira. A assinatura do acordo decorreu esta quinta-feira, 26 de Dezembro, numa cerimónia realizada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em Coimbra.
O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, pela presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, pelo director-geral das Autarquias Locais, André Gaspar Nikolic, e pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias. Este último já havia anunciado o apoio do Estado à empreitada durante a sessão evocativa dos 37 anos de elevação de Tondela a cidade, celebrada a 18 de Dezembro.
A nova via será fundamental para ligar a Avenida Francisco Sá Carneiro à Avenida das Comunidades, melhorando significativamente a circulação de trânsito e os acessos ao Cemitério Municipal de Tondela, ao Estádio João Cardoso e a uma nova zona comercial da cidade. Para além disso, o projecto promete impulsionar o urbanismo local, permitindo a criação de novas áreas habitacionais na sede do concelho.
O projecto contempla ainda a construção de um estacionamento destinado ao cemitério, recentemente requalificado e ampliado pelo município. As obras têm início em 2025.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
