Home - Últimas - Penacova aprova orçamento de 22,5 milhões

Penacova aprova orçamento de 22,5 milhões

O orçamento do Município de Penacova, da ordem dos 22,5 milhões de euros, foi aprovado, na última reunião do Executivo, com os votos favoráveis dos vereadores do PSD e os votos contra do PS. “Depois de um ano de 2023 difícil, marcado por um contexto de inflação, juros altos e instabilidade nos preços das matérias-primas, esperamos iniciar uma trajectória de maior equilíbrio económico-financeiro, apesar das cautelas que devemos continuar a ter por força da conjuntura actual”, afirma o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra.

O orçamento de 2024 é marcado por vários projectos e investimentos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Se tudo correr bem e não existirem atrasos, teremos em perspectiva um salto qualitativo em áreas tão sensíveis como a saúde, educação e habitação. Refiro-me, em concreto, à requalificação do centro de saúde, com financiamento garantido, intervenções nas três extensões de saúde do concelho (Lorvão, Figueira de Lorvão e São Pedro de Alva), as diversas acções previstas no âmbito da habitação a custos acessíveis e a expectativa de vermos também aprovada a candidatura à requalificação da escola EB 2,3 de Penacova e pavilhão, um investimento de vários milhões de euros”, acrescentou o autarca.

As funções sociais representam mais de 2,5 milhões de euros revelador da atenção dada por este executivo aos seus munícipes – os transportes representam quase um milhão de euros. “É um esforço que fazemos para melhorar o serviço prestado à população. A pensar na comunidade escolar, melhorámos a oferta de refeições, incluindo os períodos de férias, para além de um conjunto de outras medidas de apoio às pessoas em situação de maior fragilidade”, explica.

O documento aprovado em reunião de câmara, ontem, está em linha com a estratégia de desenvolvimento desenhada pelo executivo liderado por Álvaro Coimbra. “Vamos avançar com o projecto de um novo centro de negócios, para acolhimento de empresas e serviços, na antiga escola de Figueira de Lorvão, e, no turismo e património natural, daremos passos firmes para a valorização da Livraria do Mondego e dos Penedos da Carvoeira. São duas áreas-chave capazes de tornar o nosso território mais atractivo”, revelou o autarca.

O orçamento do próximo ano prevê um aumento nas transferências para as juntas e uniões de freguesias que, no total, passarão a receber um pouco acima de um milhão de euros (1,05M€) e um reforço no apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários de Penacova para a constituição de uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

 

LEIA TAMBÉM

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …