Home - Últimas - Penacova reforça transferência de verbas para as freguesias e baixa IRS

Penacova reforça transferência de verbas para as freguesias e baixa IRS

A Assembleia Municipal de Penacova aprovou o orçamento de cerca de 19 milhões de euros para 2022, com os votos favoráveis do PSD e a abstenção do PS e CDU. O documento prevê um reforço nas transferências que rondam os 900 mil para as freguesias e baixa a taxa variável de IRS cobrado pela autarquia aos munícipes de cinco para quatro por cento.

O presidente da câmara, Álvaro Coimbra, explicou que este orçamento “compatibiliza o rigor financeiro, com a materialização de novos projectos que encaixam na estratégia de desenvolvimento traçada pelo executivo, como sejam, a requalificação urbana na vila de São Pedro de Alva, os novos equipamentos culturais para Lorvão, com destaque para o Centro Interpretativo do Mosteiro e a Casa do Monte, o saneamento básico na Carvoeira e a reabilitação de imóveis através da Estratégia Local de Habitação, entre outros”.

Apesar da câmara passar a assumir tarefas até agora exercidas pelas freguesias, como a limpeza urbana de alguns aglomerados e a reposição de pavimentos, o documento contempla um reforço nas transferências de mais de novecentos mil euros para estas autarquias. “É também um orçamento que honra os compromissos assumidos e assegura a continuidade de obras significativas, de que são exemplos, o centro escolar de Figueira de Lorvão, a casa das artes Martins da Costa e a ligação viária à freguesia de Carvalho. Por outro lado, inscrevemos uma verba, neste orçamento, para a aquisição de terrenos do futuro parque empresarial do IC6 e ampliação do actual, em Alagoa, junto ao IP3. Prevejo, no entanto, que esta aquisição não seja ao ritmo desejado, porque não vamos poder contar as verbas provenientes da derrama e taxa municipal de direitos de passagem”, afirmou Álvaro Coimbra.

Numa lógica de equidade fiscal, o executivo propôs à assembleia municipal a aplicação de taxas simbólicas (0,25 por cento) de derrama e TMDP e a descida para 4 por cento da participação variável do município no IRS, mas só esta última proposta mereceu aprovação da Assembleia Municipal.

 

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …