Suspeita de 56 anos terá utilizado chama directa em sobrantes e outros combustíveis secos; incêndios não ganharam maiores proporções devido à rápida intervenção do dispositivo de combate
A Polícia Judiciária deteve uma mulher de 56 anos suspeita de ter ateado seis incêndios florestais no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, durante os meses de Agosto e Setembro.
A detenção foi realizada pelo Departamento de Investigação Criminal da Guarda, em colaboração com o Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Centro Interior, composto por elementos da GNR, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da PJ, e com o Núcleo de Protecção do Ambiente do Destacamento Territorial da GNR em Vilar Formoso.
De acordo com a PJ, a suspeita terá ateado os fogos recorrendo a chama directa em acumulações de combustíveis secos, nomeadamente sobrantes, por motivos considerados fúteis. Os incêndios ocorreram num período em que o distrito registava diversas ignições e condições meteorológicas favoráveis à rápida propagação, com o risco classificado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera como máximo.
As chamas não atingiram maiores proporções devido à rápida intervenção do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.
A detida será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção. O inquérito encontra-se a cargo do Ministério Público da Guarda.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc