Corredor ferroviário com passagem por Viseu e Guarda será estruturado com linha de alta velocidade para passageiros. “É o corredor que defendemos”, afirma o presidente da CIRA, Jorge Almeida.
A inclusão de uma nova ligação ferroviária entre Aveiro e Vilar Formoso no Plano Ferroviário Nacional (PFN), publicado esta quarta-feira em Diário da República, foi saudada pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Jorge Almeida, que considera esta decisão “um passo importante” para o reforço da coesão territorial e para a mobilidade no interior do país.
“Este corredor é importante e é uma sinergia que temos vindo a trabalhar em conjunto com Viseu, cidade que não tem uma ligação ferroviária”, afirmou Jorge Almeida, que preside igualmente à Câmara de Águeda. Para o autarca, a presença deste eixo no plano ferroviário “dá indicações para ser estudado seriamente” e afasta, nas suas palavras, “outras supostas soluções, menos capazes, na nossa óptica”.
Linha de Alta Velocidade com estação em Viseu e ligação à Beira Alta perto de Celorico da Beira
O PFN hoje oficializado prevê a construção faseada de uma nova linha ferroviária entre Aveiro e Vilar Formoso, com separação de tráfegos. À semelhança do Eixo Atlântico, será implementada uma Linha de Alta Velocidade (LAV) dedicada exclusivamente ao transporte de passageiros, enquanto a actual Linha da Beira Alta será usada por comboios mistos, de passageiros e mercadorias.
De acordo com o documento estratégico, a nova LAV será projectada para velocidades até 250 quilómetros por hora, com uma estação em Viseu e passagem pela cidade da Guarda, permitindo ligações à Linha da Beira Alta nas proximidades de Mangualde e Celorico da Beira.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
