Home - Últimas - Ponte suspensa em Piodão está a ser substituída e autarquia revela obras de beneficiação na zona balnear de Foz d’Égua

Ponte suspensa em Piodão está a ser substituída e autarquia revela obras de beneficiação na zona balnear de Foz d’Égua

O Município de Arganil iniciou os trabalhos de substituição da ponte suspensa pedonal de Foz d’Égua, na freguesia do Piódão, uma estrutura que se encontra interdita há vários anos por falta de condições de segurança. A ponte será alvo de intervenção durante os próximos meses, concretizando-se um investimento camarário na ordem dos 150 mil euros.

A nova estrutura terá características semelhantes à anterior, mantendo-se o pitoresco “postal” que tem contribuído para tornar a aldeia mundialmente famosa. “A ponte será, juntamente com a zona balnear, um elemento extraordinário do ponto de vista paisagístico e de afirmação não só da aldeia de Foz d’Égua, mas também do concelho e do seu património natural e turístico”, explica o presidente da CM de Arganil.

A utilização e atravessamento da ponte pelos visitantes, assegura, será possível ainda este ano, considerando o prazo de execução (240 dias) e os trabalhos planeados.

Prevista ainda para este ano está o início da intervenção de beneficiação da zona balnear de Foz d’Égua. A obra destina-se a valorizar a zona envolvente, permitindo melhorar os acessos e as condições para a prática balnear naquela zona. O concurso público foi lançado recentemente, com o valor base de procedimento de 111.400,76 euros. Prevê-se que haja condições para contratar a intervenção no decurso dos próximos meses, devendo estar concluída até ao Verão do próximo ano.

A zona balnear de Foz d’Égua é formada pela confluência das ribeiras de Piódão e Chãs d’Égua, detidas por uma represa que permite a formação de um espelho de água cristalina. Este cenário pitoresco é emoldurado por uma pequena ponte de pedra, que cria uma paisagem que exerce grande poder de atracção sobre visitante e turistas.

Piódão volta a receber Prémio Cinco Estrelas

A aldeia do Piódão foi, de resto, reconhecida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2024, na categoria Aldeias e Vilas. O galardão foi recebido pelo vereador da Câmara Municipal, Luís Almeida, e pelo presidente da Junta de Freguesia, José Lopes, durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na Praia Fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, em Mora, no Alentejo.

Este reconhecimento, conquistado pelo sexto ano (2018-2022 e 2024), reafirma o Piódão “como um dos destinos mais excepcionais e pitorescos do país”. O Prémio Cinco Estrelas Regiões, recorde-se, é um reconhecimento que avalia a qualidade e satisfação dos utilizadores com produtos, serviços e marcas de origem portuguesa. Nesta edição de 2024, após avaliação por 454.000 consumidores, apenas 128 marcas se destacaram em todo o país, 13 dos quais no distrito de Coimbra.

Com as suas casas de xisto perfeitamente preservadas e um encanto que transporta os visitantes para outros tempos, a aldeia do Piódão é o cartão de visita mais emblemático do concelho de Arganil, “destacando-se como uma jóia autêntica no coração de Portugal”, o que tem levado o “município de Arganil a apostar na preservação e valorização da aldeia”. “Como resultado deste empenho em promover o seu património, destaca-se a recente intervenção de requalificação do largo principal e do posto de turismo do Piódão. As obras foram inauguradas no final de 2022 e envolveram um investimento na ordem dos 930 mil euros, financiado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar”, refere uma nota da autarquia.

O projecto que renovou o Piódão foi finalista do Prémio Mies van der Rohe, na categoria Emergente. O trabalho dos arquitectos Paula del Rio e João Branco (ateliê Branco del Rio) foi o único candidato português a chegar à derradeira fase do principal galardão de arquitectura da União Europeia.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …