Home - Últimas - Portugal enfrenta semana de calor extremo com temperaturas até 40 graus e noites tropicais
Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Portugal enfrenta semana de calor extremo com temperaturas até 40 graus e noites tropicais

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta semana tempo quente e seco, com céu pouco nublado ou limpo, devido à conjugação de um anticiclone proveniente da região dos Açores com um vale depressionário que se estende do Norte de África até à Península Ibérica.

Nas regiões Norte e Centro, poderá registar-se, na quinta e sexta-feira, um aumento temporário de nebulosidade durante a tarde, acompanhado pela ocorrência de aguaceiros e trovoada, segundo o IPMA.

Em todo o território de Portugal continental, as temperaturas vão estar acima dos valores normais para o mês de Maio, com destaque para o Sul e Vale do Tejo, onde os termómetros deverão atingir entre 35 e 40 graus de temperatura máxima. Durante a noite, em alguns locais das regiões Centro e Sul, a temperatura mínima não deverá descer abaixo dos 20 graus, proporcionando condições de “noites tropicais”.

O vento soprará geralmente fraco a moderado de Norte, podendo tornar-se mais desconfortável apenas no litoral oeste e nas terras altas.

Perante estas condições meteorológicas, o IPMA alerta para um aumento gradual do Perigo de Incêndio Rural (PIR) e para valores muito elevados do índice de radiação ultravioleta, recomendando especial atenção à exposição ao sol e às actividades ao ar livre.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …