O primeiro-ministro, António Costa, anunciou ontem ao final da tarde que às 00h00 de sábado, 1 de Maio, todas as fronteiras terrestres entre Espanha e Portugal irão reabrir. Mas isto não significa liberdade para circular entre Castilla y León e Portugal, uma vez que Espanha tem em vigor medidas que impedem a circulação mesmo entre as suas regiões autónomas, salvo para quem tem justificação. Uma medida que irá vigora até dia 9 de Maio.
Com a reabertura dos postos de fronteira a liberdade de se locomover de um lado para o outro da fronteira é recuperada, mas pelo menos até que o estado de alarme em Espanha seja revisto (está previsto para 9 de Maio), não se pode deixar Castilla y León sem motivo justificado de acordo com os regulamentos da Junta Autónoma.
Esta medida vai aliviar os problemas causados pelo encerramento das fronteiras (que tem sido decidido a cada duas semanas) para aqueles residentes em algumas cidades que tinham razões justificadas para passar, mas tinham de fazer longos desvios para atravessar através de Fuentes de Oñoro-Vilar Formoso. Nos restantes pontos foram colocadas cercas, fitas ou blocos de concreto para impedir a passagem.
Foto: Al dia
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
