Home - Últimas - Portugal reforça combate aos incêndios com apoio aéreo de Marrocos após avarias nos ‘Canadair’

Portugal reforça combate aos incêndios com apoio aéreo de Marrocos após avarias nos ‘Canadair’

O Ministério da Administração Interna anunciou hoje que accionou o mecanismo de cooperação bilateral em matéria de protecção civil com o Reino de Marrocos, para colmatar a indisponibilidade dos dois aviões ‘Canadair’ alugados a Portugal para o combate aos incêndios rurais.

O envio de duas aeronaves ‘Canadair’ por parte de Marrocos foi prontamente aceite e as mesmas deverão chegar a território nacional ainda hoje, integrando o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) até ao final desta semana. As aeronaves vão ser operacionalizadas a partir da Base Aérea de Monte Real.

Inicialmente, Portugal procurou uma solução bilateral idêntica com Espanha, mas esta não foi possível devido ao agravamento da situação dos incêndios naquele país vizinho.

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) esclareceu que as avarias nos ‘Canadair’ nacionais requerem intervenção técnica, prevendo-se a sua reintegração no dispositivo até ao final da semana.

O Governo, através do Ministério da Administração Interna, agradeceu a rápida colaboração de Marrocos e reafirmou o seu compromisso em garantir a resposta operacional necessária para a protecção de pessoas, bens e do território nacional.

LEIA TAMBÉM

Município de Tondela volta a comparticipar esterilização de animais de companhia

O município de Tondela vai promover, entre 15 de Abril e 31 de Agosto, mais …

GNR e PSP reforçam operações de segurança rodoviária e prevenção criminal na Páscoa 2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar, entre hoje e segunda‑feira, a operação “Páscoa …