Espaço balnear de Secarias, no concelho de Arganil, cumpre critérios exigentes da Quercus e é uma das poucas praias fluviais do país a obter este reconhecimento pelo décimo ano consecutivo.
A Praia Fluvial da Cascalheira, situada na freguesia de Secarias, no concelho de Arganil, revalidou pelo décimo ano consecutivo o estatuto de “Praia com Qualidade de Ouro”, galardão atribuído pela associação ambientalista Quercus, na lista agora divulgada para a época balnear de 2025.
Segundo a Quercus, a distinção reflecte o cumprimento de um conjunto de critérios técnicos rigorosos, entre os quais a exigência de qualidade da água “excelente” em todas as análises realizadas durante as últimas cinco épocas balneares completas, incluindo a de 2024. Para além disso, na época balnear do ano passado, não se registou qualquer ocorrência de desaconselhamento da prática balnear, proibição ou interdição temporária do uso da praia, o que reforça os padrões de segurança e vigilância cumpridos naquele espaço.
A Praia Fluvial da Cascalheira soma, assim, mais um reconhecimento ambiental ao já anunciado galardão da Bandeira Azul, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAAE) também para a época de 2025. Este selo é atribuído pelo nono ano consecutivo, distinguindo não apenas a qualidade da água, sujeita a monitorização constante, como o compromisso com a gestão ambiental, os serviços de apoio e a segurança dos banhistas.
Com dois galardões reconhecidos a nível nacional e europeu, a Cascalheira reforça a sua posição como uma das principais zonas balneares fluviais do interior centro do país, numa época balnear que, à semelhança dos anos anteriores, se espera com elevada afluência de residentes, visitantes e turistas.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc