Home - Últimas - Presença do Governo e da ULS Coimbra marcam assinatura do contrato do novo SUB e Centro de Saúde de Arganil

Presença do Governo e da ULS Coimbra marcam assinatura do contrato do novo SUB e Centro de Saúde de Arganil

Nova unidade de saúde representa um investimento de 6,2 milhões de euros e será construída na Avenida de São Pedro. Terá mais de 65 espaços dedicados à saúde e servirá utentes de seis concelhos.

O contrato de empreitada para a construção do novo Serviço de Urgência Básico (SUB) e Centro de Saúde de Arganil foi assinado esta segunda-feira, 16 de Junho, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Gonçalves, e do Presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço.

A assinatura do contrato decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Arganil e marca o arranque de um projecto com impacto alargado na região Centro. Com um investimento total de 6,2 milhões de euros, dos quais quatro milhões são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a nova infra-estrutura ficará localizada na Avenida de São Pedro, em terreno adquirido pelo município, junto à capela com o mesmo nome, na EN 342.

Na sessão, o Secretário de Estado da Gestão da Saúde frisou o “compromisso do Governo com o reforço dos cuidados de saúde de proximidade” e enalteceu “o esforço da Câmara Municipal de Arganil em melhorar os cuidados primários desta região”. Francisco Gonçalves sublinhou ainda a abrangência territorial do novo equipamento, destacando “a relevância da articulação institucional com a ULS de Coimbra, entidade que integrará a nova unidade no seu universo de actuação”.

O Presidente da ULS de Coimbra classificou a assinatura como “um momento de celebração”, atribuindo um papel determinante à autarquia. “Fruto, em grande medida, do empenho do Presidente da Câmara Municipal de Arganil. Sem a sua energia e capacidade de mobilização, este projecto não teria avançado. É, sem dúvida, o motor de todo este trabalho”, afirmou Alexandre Lourenço.

O responsável destacou também a “nova realidade descentralizada” do sistema de saúde e garantiu que a população do concelho “vai usufruir de um equipamento único, com melhores acessos a cuidados de saúde”.

A obra foi adjudicada à empresa António Saraiva e Filhos, Lda., tem um prazo de execução de 540 dias e dará lugar a um edifício moderno e funcional, com mais de 65 espaços dedicados à saúde distribuídos por dois pisos. Estão previstas 31 salas e 34 gabinetes, além de serviços de imagiologia, análises clínicas, uma Unidade de Feridas Complexas e uma Equipa de Suporte Imediato de Vida (SIV). A nova unidade contará ainda com 46 lugares de estacionamento coberto, 34 lugares exteriores e quatro lugares reservados a ambulâncias.

O Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, considerou o projecto como “um passo decisivo para o futuro do nosso concelho” e sublinhou o seu “impacto transformador” na melhoria da qualidade de vida das populações. “É com enorme satisfação e sentido de responsabilidade que hoje celebramos um momento histórico para o concelho de Arganil e para a vasta região em que estamos inseridos”, afirmou o autarca.

Está também prevista uma reconfiguração da circulação na zona envolvente, com a reformulação da rotunda existente, de forma a garantir uma ligação mais directa e segura ao novo equipamento.

A nova unidade vai acolher tanto o SUB como o Centro de Saúde de Arganil, este último ao serviço de cerca de 12.200 utentes. Já o SUB terá uma área de influência intermunicipal, abrangendo maioritariamente os concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital, Tábua e Góis, bem como parte dos de Pampilhosa da Serra e Penacova.

Com esta obra, o município volta a assumir um papel activo na resposta às necessidades da população em matéria de saúde pública, num investimento de cariz nacional que envolveu directamente o Governo e a administração da ULS de Coimbra.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …