A CDU de Tábua considera que o Presidente da Câmara Municipal de Tábua, em vez de se mostrar indignado com o encerramento temporário do Serviço de Urgências de Arganil para doentes com carácter urgente que sejam transportados em ambulância, devia era lutar para que sejam reabertas as Urgências que fecharam em Tábua, até porque, garantem, têm melhores instalações que Arganil.
“No lugar de indignar-se com a recente dispensa de duas médicas que prestam serviço no Centro de Saúde de Tábua, para passarem a exercer funções noutros concelhos, devia era reclamar aquilo que a CDU Tábua tem feito nos últimos anos – que os números de médicos no concelho são insuficientes. Mas o que temos visto é o silêncio do Presidente da Câmara. Mas como para o ano há eleições autárquicas, parece que Ricardo Cruz acordou agora para a realidade”, refere uma nota da CDU local, sublinhando que já em Maio tinha alertado, aquando do anúncio com pompa e circunstância por parte do Presidente da Câmara de mais dois médicos para o Centro de Saúde de Tábua, que era preciso também defender a manutenção dos que já estavam.
“O tempo deu-nos razão e a Câmara não fez o que lhe competia, agora que as responsabilidades municipais na área da saúde são acrescidas. A verdade é que Ricardo Cruz pouco ou nada tem feito para defender a saúde no concelho de Tábua”, continua, lamentando ser a única força política a denunciar ano após ano: o facto dos utentes do concelho terem que se deslocar cerca 30 quilómetros até Arganil para terem acesso a um Serviço de Atendimento Permanente; a denunciar o fecho dos Pólos de Midões e Mouronho sem perspectivas de abrir; a reclamar que o número de médicos ao Serviço no Centro de Saúde de Tábua, têm de ser aumentado na proporção das necessidades dos utentes do concelho; a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde de Tábua 24 horas por dia; uma intervenção sem equívocos da Assembleia Municipal e do executivo da Câmara, com medidas para ajudar a resolver os problemas; a criação pelo Governo de condições financeiras, e outras, de forma a fixar o corpo médico no concelho”.
A concluir os elementos da CDU de Tábua dizem ter estado praticamente sozinhos nestas reclamações. “Esperamos que o senhor Presidente da Câmara agora faça destas reclamações a sua bandeira, que trabalhe mais na defesa de uma melhor saúde para o concelho de Tábua”, conclui a nota.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
